Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 31-12-2005

SECÇÃO: Última Página

Mútua de Basto promoveu debate
Cuidar da Floresta, Preservar Portugal

“Cuidar da Floresta, Preservar Portugal”, foi o tema da palestra que a Associação Mútua de Basto, através do curso Produção de Bovinos, Ovinos e Caprinos, promoveu no passado dia 16 de Dezembro, no Auditório Municipal Ilídio dos Santos.
Com esta acção, pretendeu-se sensibilizar e alertar a população para a questão dos incêndios que, ano após ano, fustigam as nossas florestas e para o crescente problema de falta de água que afecta muitas zonas do pais.
Andreia Gama, da Quercus, Ivo Gomes, da Direcção Geral das Florestas, Duarte Ribeiro, Comandante dos Bombeiros Voluntários Cabeceirenses, Luís Summavielle, Chefe da Divisão de Vias e Ambiente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e Luís Lopes, da Comissão Municipal da Floresta contra incêndios, foram os intervenientes desta acção dedicada ao ambiente, abordando temas como o funcionamento do projecto De Olhos Na Floresta, as áreas estratégicas do Estado no tema dos incêndios florestais, as suas causas e consequências, assim como, a seca no concelho de Cabeceiras de Basto em 2005 na perspectiva do abastecimento domiciliário de água e a seca nesta região, na perspectiva da bacia hidrográfica.
Os temas proporcionaram ao numeroso público presente (formandos, formadores, autarcas e público em geral) a troca de conhecimentos e experiências num debate, moderado por Benvinda Magalhães, representante da equipa EFA e Coordenadora do Ensino Recorrente e Extra-escolar sobre os incêndios florestais e a sua relação com a seca sentida, este ano, um pouco por todo o país.
Esta palestra contou ainda com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Engº Joaquim Barreto, que na ocasião enalteceu a iniciativa e defendeu o uso múltiplo da floresta como fonte de riqueza para o concelho e para o país, cabendo ao Vice-Presidente da Autarquia, Dr. Jorge Machado o encerramento da sessão, que considerou tratar-se de um encontro muito positivo em prol da defesa e valorização da floresta.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.