Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 15-12-2005

SECÇÃO: Região

Autarquia dinamiza “Pintar o Natal”

A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto através da empresa Emunibasto, promove de 19 a 30 de Dezembro de 2005, a iniciativa Pintar o Natal.

Educar para a cidadania - Visita aos Bombeiros Voluntários
Educar para a cidadania - Visita aos Bombeiros Voluntários
Segundo apuramos esta acção de cariz lúdico e pedagógico tem como principal objectivo promover actividades que permitam a integração social e a aquisição de competências diversificadas.
Destina-se essencialmente às crianças que frequentam o primeiro ciclo do ensino básico, em freguesias geograficamente isoladas ou em escolas com um número reduzido de alunos, estando abrangidas neste projecto os estabelecimentos de ensino de Teixugueiras, Eiró, Cambezes, Toninha, Vilela, Asnela e Leiradas, da freguesia de Riodouro, assim como, Passos, Cucana (Refojos), Uz, Vilar, Cunhas (Vilar de Cunhas) e Moimenta (Cavez), prefazendo um total de trinta e nove crianças aderentes.
Formação desportiva
Formação desportiva
Divididas em dois grupos, os alunos inscritos terão a oportunidade de ver cinema, conhecer uma padaria e contactar com o processo de panificação, fazer vistas guiadas aos Bombeiros, à Biblioteca, aos Paços do Concelho, à Casa da Cultura, às instalações da Polícia Municipal, através da formação para a cidadania, assim como, participar em atelie’rs de expressão plástica, de informática, leitura e jogos didácticos. As crianças terão ainda formação desportiva, tendo em vista a cooperação com os companheiros em diversas modalidades e a aplicação de regras de cordialidade e de respeito pelos outros.
No final, cada um dos participantes terá direito a uma prenda de Natal. Segundo apuramos, e após visitas efectuadas a meios socialmente desfavorecidos do concelho, a equipa técnica que acompanha e dinamiza a actividade “Pintar o Natal”, constatou que em algumas casas não existem brinquedos considerados fundamentais ao desenvolvimento da fantasia e da interacção com os adultos, especialmente em idades em que a comunicação fica facilitada por intermédio de um elemento do imaginário.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.