Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 15-12-2005

SECÇÃO: Região

Seja Solidário. Leve consigo um Basto

foto
A Fundação António Joaquim Gomes da Cunha lançou recentemente um novo artigo diponível para venda. Trata-se da estátua do guerreiro lusitano “O Basto” que agora aparece estilizado, executado em madeira e que assim se junta ao leque de produtos, tais como as flores em papel, as velas em madeira, as cestas em vime, entre outros, que a Fundação produz e disponilbiliza para venda nas suas instalações, em Gondarém, freguesia de Cabeceiras – S. Nicolau.
Recorde-se que a estátua d’O Basto é uma figura que todos os cabeceirenses conhecem e que representa um dos símbolos mais evidenciados da nossa terra e da nossa gente.
Apesar de tudo o que se diz e de tudo o que se escreve o facto é que este “simpático” guerreiro é visto com carinho e apego por parte de todos os cabeceirenses.
Aceitamos hoje como verdade que este guerreiro foi um homem forte e corajoso, qualidade que “une todos os que são desta terra e, ao mesmo tempo, nos separa de todos os outros que daqui não são.”
Alterada diversas vezes ao longo dos anos, a estátua d’O Basto mudou de local e até foi alvo de uma tentativa de compra por parte de Martins Sarmento, para além de ter sido já representada de várias formas, feitios e tamanhos.
Agora a Fundação AJGomes da Cunha, recriou esta tão importante figura localizada na Praça da República, centro da vila de Cabeceiras de Basto. Construiu uma pequena peça em artesanto em madeira, sob a direcção do monitor Pedro Carvalho que com o auxilio de José Badim e alguns utentes do Centro de Actividades Ocupacionais daquela Instituição, e deram forma a esta ideia.
Esta peça está colocada em diversos pontos, para que cada cabeceirense possa adquirir e levar para casa o Basto, ao mesmo tempo que está a contribuir para ajudar a Fundação A J Gomes da Cunha no desenvolvimento do trabalho em prol daqueles que mais precisam.
Por isso seja solidário, leve um Basto consigo.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.