Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 15-12-2005

SECÇÃO: Região

Autarca exemplar
Município homenageia Valdemar Gomes, Ex-Presidente da Assembleia Municipal de Cabeceiras de Basto

Valdemar Queirós Gomes, até há pouco presidente da Assembleia Municipal de Cabeceiras de Basto, foi homenageado no passado dia 11 de Dezembro, nesta vila, pelos autarcas do concelho e muitos amigos, no decorrer de uma sessão pública, que teve lugar no Auditório Municipal Ilidio dos Santos.

O representante do Governo Civil, José Lopes, entregou a Valdemar Gomes uma medalha como forma de reconhecimento dado ao poder local
O representante do Governo Civil, José Lopes, entregou a Valdemar Gomes uma medalha como forma de reconhecimento dado ao poder local
Autarcas de todo o concelho, amigos e convidados, reuniram-se para prestar uma homenagem de reconhecimento e de gratidão ao ex-presidente da Assembleia Municipal, Valdemar Jorge Queirós Gomes, eleito durante três mandatos sucessivos nas listas do Partido Socialista ao longo dos últimos doze anos.
Promovido em nome do Município, este acto de reconhecimento pela sua acção no exercício daquele cargo e ainda pela forma exemplar como soube servir a causa pública e o desenvolvimento de Cabeceiras de Basto, a homenagem de que foi alvo constituiu um momento expressivo de enorme amizade, admiração e gratidão pessoal e política.
Recebendo uma salva de prata com uma dedicatória alusiva ao evento e uma encadernação de todas as actas das reuniões do órgão a que presidiu, ao longo de 12 anos, oferecidos pelo Município, o homenageado agradeceu, emocionado, a iniciativa dizendo-se consciente de que a missão cumprida teve sempre como objectivo a defesa dos interesses do concelho e o bem-estar das populações cabeceirenses.
O Auditório encheu-se de amigos, autarcas e público em geral
O Auditório encheu-se de amigos, autarcas e público em geral
O representante do Governo Civil de Braga, José Lopes, portador de uma medalha evocativa que entregou a Valdemar Queirós Gomes, agradeceu-lhe, em nome do Governo, o contributo dado ao Poder Local e o empenho que dedicou em prol do desenvolvimento do concelho.
Uma mensagem de saudação e de felicitações enviada pelo médico Dr. Sá Nogueira, líder da bancada do PSD da Assembleia Municipal cabeceirense, foi também lida no decorrer da cerimónia, ao que se seguiu uma intervenção do Dr. Serafim China Pereira, sucessor do homenageado, eleito nas últimas eleições autárquicas.
O Dr. China Pereira, actual Presidente da Assembleia Municipal e Engº Joaquim Barreto, Presidente da Câmara Municipal entregaram uma salva e uma encadernação ao autarca Valdemar Gomes como reconhecimento pelo contibuto dado à Democracia e ao concelho
O Dr. China Pereira, actual Presidente da Assembleia Municipal e Engº Joaquim Barreto, Presidente da Câmara Municipal entregaram uma salva e uma encadernação ao autarca Valdemar Gomes como reconhecimento pelo contibuto dado à Democracia e ao concelho
As suas palavras foram para enaltecer a figura de cidadão e de autarca de Valdemar Queirós Gomes, bem como, para destacar o seu desempenho no cargo de Presidente da Assembleia Municipal onde conquistou a simpatia e a admiração de todos os seus membros, independentemente das suas ideologias e filiação político-partidária.

“Há pessoas que merecem homenagens públicas por mérito próprio”

O Presidente da Câmara, Engº Joaquim Barreto, que com ele privou de perto no exercício de funções na Autarquia, reconheu que se “há pessoas que merecem homenagens públicas por mérito próprio, face ao desempenho e às acções desenvolvidas em favor da comunidade, essa pessoa é Valdemar Queirós Gomes”.
Um lanche convívio foi oferecido a todos os presentes
Um lanche convívio foi oferecido a todos os presentes
Recordou mais adiante o seu passado de contestatário do antigo regime, aludindo, especialmente, a campanha em Cabeceiras de Basto, do General Humberto Delgado, a que se seguiu, já depois do 25 de Abril, a sua escolha para presidir à Comissão Administrativa da Câmara Municipal.
O Presidente da Edilidade cabeceirense lembrou ainda que foi o homenageado o primeiro presidente da Câmara de Cabeceiras de Basto eleito nas listas do PS como independente nas primeiras eleições autárquicas democráticas realizadas em 1976.
Ausente das lides da Autarquia durante vários anos, Valdemar Queirós Gomes regressaria em 1993, integrando, de novo, as listas do PS para a Assembleia Municipal, ano em que este partido conquistou os órgãos do município e a maioria das autarquias deste concelho
O Engº Joaquim Barreto exaltou, neste particular, a sua postura séria, tolerante e generosa que lhe grangeou grande popularidade e admiração em várias gerações de cabeceirenses que dele guardam o seu exemplo vivo de verticalidade e honestidade.
Segundo informação divulgada, “foi por esse motivo - explicou o Presidente da Autarquia – que o executivo municipal lhe concedeu, em 25 de Abril de 1999, a Medalha de Ouro de Mérito Público que simboliza o seu exemplo de cidadania, a exaltação das suas virtudes, coragem, determinação e dedicação ao Poder Local, atributos que ajudaram ao progresso do concelho e à conquista da imagem positiva de credibilidade e de confiança que actualmente gozam os órgãos do município de Cabeceiras de Basto”.
Terminando por considerar que esta homenagem não é uma despedida, ou um “adeus até à vista”, mas antes um gesto singelo de lhe dizer muito obrigado e bem haja pelo que fez por Cabeceiras de Basto, o Engº Joaquim Barreto disse que o Município continua a contar “consigo para nos acompanhar nesta caminhada de todos os dias de fazer, cada vez mais e melhor, no sentido de transformar o concelho num lugar em que os Cabeceirenses se possam orgulhar”. No final decorreu um lanche-convívio servido nos espaços livres do Convento de S. Miguel de Refojos.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.