Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 15-12-2005

SECÇÃO: Concelho em acção

Refojos
Câmara coloca contentor para recolha de monos nas Cerdeirinhas

Como é do conhecimento público, o Município de Cabeceiras de Basto integra, conjuntamente com os concelhos de Amarante, Baião, Marco de Canavezes, Celorico e Mondim de Basto, o sistema intermunicipal de recolha de lixo do Baixo Tâmega (gerido pela REBAT – Empresa de Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos do Baixo Tâmega).

foto
Trata-se de um sistema, de âmbito regional, que permite a implementação da recolha selectiva de lixos, procurando efectuar uma melhor triagem e simultaneamente, valorizar e tratar os resíduos sólidos da região.
No entanto, além da colocação de eco-pontos nas freguesias e do alargamento da rede de recolha de lixo, continuam, segundo informação divulgada, a verificar-se algumas dificuldades na recolha de monos ( ex: electrodomésticos, colchões e mobiliário velhos ou deteriorados), que muitas vezes são colocados nas bermas das estradas, originando pequenas lixeiras e denegrindo a imagem do concelho.
No entanto, e de acordo com o artº 36 do Regulamento Municipal de 31 de Outubro de 2002, cabe à Autarquia Cabeceirense proceder à recolha desses objectos volumosos fora de uso, depositados pelos munícipes em contentor disponibilizado para o efeito.
Por este motivo, a Câmara Municipal colocou um contentor junto à estação de transferência, localizada nas Cerdeirinhas (próximo do Estádio Municipal), em Refojos, onde os Munícipes deverão depositar directamente os referidos “monos”.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.