Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 15-11-2005

SECÇÃO: Última Página

ANIMAÇÃO, CASTANHAS E VINHO, E VIVA O S. MARTINHO!

Grupo de Refojos
Grupo de Refojos
Realizou-se no passado dia 6 de Novembro o Encontro de Quadras de S. Martinho, no Pavilhão Gimnodesportivo do Arco de Baúlhe. Centenas de pessoas acorreram ao local numa tarde de verdadeiro S. Martinho, porque de sol e calor, para assistirem à actuação de diversos grupos que animaram com as suas cantigas e quadras esta festa.
Coube ao Orfeão de Portalegre abrir o espectáculo com uma magnífica actuação que levou, no final, os presentes a cantar a tão conhecida melodia alentejana “Oh rama! Oh que linda rama!” e aplaudir de pé e com entusiasmo aquele grupo.
Grupo do Arco de Baúlhe
Grupo do Arco de Baúlhe
Seguiram-se as actuações dos grupos inscritos, ADIDOLÁ, ARBORADA, ARCA, Espaços de Convívio e Lazer de Pedraça, Refojos, Arco de Baúlhe e Centro Social e Paroquial de Abadim, bem como os Grupos Corais D. Nuno Álvares e Ceifeiros de Santo André e, ainda o Rancho Folclórico de Cabeceiras de Basto.
E como manda a tradição no final da cantoria, foi tempo de comer castanhas e beber bom vinho. Não faltaram também as fêveras e a broa. Como sempre acontece nestas ocasiões, a animação prolongou-se a partir da espontaneidade dos presentes, que ao som de concertinas e acordeões cantaram e dançaram animadamente.
Grupo de Pedraça
Grupo de Pedraça
Esta iniciativa da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, organizada pela Emunibasto, E.M., vai já na sua V edição e, pelos vistos, será para repetir mantendo o objectivo de preservar e valorizar tradições culturais tão enraizadas nas nossas gentes.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.