Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 15-11-2005

SECÇÃO: Região

Dr. Duarte Nuno Vasconcelos lança monografia
Cavez da Terra de Basto

O Cabeceirense Dr. Duarte Nuno Vasconcelos, natural da freguesia de Cavez, lançou no dia 8 de Novembro, na sede da Associação Portuguesa de Genealogia, em Lisboa, a publicação intitulada CAVEZ DA TERRA DE BASTO.
Trata-se de uma obra essencialmente monográfica que “ultrapassa quanto nesta área da cultura nos tem sido dado apreciar” salientou o Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Genealogia, Dr. Manuel Arnao Metello.

Apresentação do livro na Associação de Genealogia, em Lisboa
Apresentação do livro na Associação de Genealogia, em Lisboa
Perante uma sala repleta de amigos e “curiosos”, o autor disse tratar-se de uma obra que tem na sua génese a motivação do estudo e da divulgação “ad perpetuam rei memoriam” de algumas das principais Casas e Famílias de Cavez. Pesquisa esta, que rapidamente estravasou o objectivo inicial para se alargar à própria freguesia e à “respectiva estruturação sócio-económica através dos tempos, desde longínquas eras pré-históricas à actualidade, cruzando etnias, línguas, religiões, costumes e culturas”, reflexo de invasões, migrações e guerras, salientou Duarte Nuno Vasconcelos na sua intervenção.
Para além da “genealogia das suas famílias, das biografias de muitos dos seus membros, da descrição das suas casas e lugares históricos e da sua própria índole monográfica, este livro é uma preciosa e invulgar síntese civilizacional de todos nós portugeses, aquém ou além fronteiras, assente em fontes sempre escrupulosamente investigadas e expressamente referidas”.
Ao longo do livro, os factos aparecem envoltos de empenho e envolvimento pessoal do autor, que nos induz a segui-lo quer na “identificação de um étimo helénico raiz de uma expressão hodierna, ou na compreensão das estruturas sócio-eclesiásticas em que se moldou Portugal, quer através dos caminhos e das pontes medievais que comenta e retrata quase com paixão”.
O registo genealógico de algumas famílias surge com naturalidade, ao sabor da leitura, envolvendo-nos como se estivessemos a percorrer aquela estrada, a subir aquela ladeira, ou a conhecer a casa a que se reporta. Cavez da Terra de Basto, é por isso, um livro cuja elegância e a riqueza estilítica fazem da sua leitura um prazer, qualquer que seja a página ou o capítulo que abramos.

O Dr. Duarte Nuno Vasconcelos, acompanhado do Vice-Presidente da Câmara de Cabeceiras de Basto na cerimónia do lançamento do livro "Cavez da Terra de Basto"
O Dr. Duarte Nuno Vasconcelos, acompanhado do Vice-Presidente da Câmara de Cabeceiras de Basto na cerimónia do lançamento do livro "Cavez da Terra de Basto"
Disponível em Cabeceiras a partir de 3 de Dezembro

A cerimónia pública de apresentação do livro CAVEZ DA TERRA DE BASTO, está agendada para o dia 3 de Dezembro, no Auditório Municipal Ilidio dos Santos, em Cabeceiras de Basto.
Na cerimónia estarão presentes autarcas, amigos, convidados e população em geral que ao acto queira assitir.
A partir das 15h00m, o Dr. Manuel Arnao Metello, Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Genealogia fará a apresentação da obra, seguindo uma explanação do autor e a intervenção do presidente da edilidade.
Trata-se por isso de mais uma obra lançada por um distinto cabeceirense, cuja edição ajudará, certamente a melhor conhecer e entender a história local concelhia.
Um contriburo cultural, uma peça magnífica sobre o património cultural concelhio onde são desvendados os laços e as relações familiares e sociais estabelecidos ao longo dos anos, que ajudam os leitores a conhecer melhor as raízes e as gentes de Basto.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.