Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 15-11-2005

SECÇÃO: Região

Homens e Mulheres - um caminho comum
A ESCOLA COMO PARCEIRA DA IGUALDADE DE GÉNERO

Cabeceiras de Basto acolhe no próximo 18 de Novembro, mais uma conferência organizada pela APIHM – Associação Portuguesa de Investigação Histórica sobre as Mulheres em parceria com a Câmara Municipal local, a empresa EMUNIBASTO, os agrupamentos de escolas de Refojos e do Arco de Baúlhe e a Fundação António Joaquim Gomes da Cunha.
Alusiva ao tema “A Escola como parceira da igualdade de género”, sobem ao palco do auditório municipal Ilidio dos Santos, a partir das 21h00m, os intervenientes Drª. Ivone Leal – Presidente da Associação Multidisciplinar de Estudos sobre a Mulher, Dr. Paulo Nogueira Pinto - Docente da Escola EB 2/3 de Arco de Baúlhe e Drª Isabel Coutinho – Deputada da Assembleia da República para reflectir sobre esta temática, num debate moderado pela Drª Maria do Céu Caridade.

foto
Recorde-se que esta acção está inserida no projecto recentemente lançado pela APIHM que prevê a realização de várias conferências na sede do concelho e de outras actividades como a realização de palestras/debates nas Juntas de Freguesia, a promoção de bens culturais concelhios, a interacção com as estruturas educativas, a criação e desenvolvimento de um sítio na internet, a realização de uma exposição e a edição de material audiovisual e impresso, com o objectivo de sensibilizar a comunidade de Cabeceiras de Basto para a igualdade do género e, consequentemente, para a importância do papel das mulheres na sociedade, alertando-as para as situações de desigualde existentes, ensinado-as a reagir contra elas, através da promoção da sua auto-estima e confiança.
Promover a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, previligiando o acesso à cultura, enquanto vector de igualdade é um imperativo que a APIHM se propõe realizar.
Para o dia 7 de Dezembro, está prevista a realização da conferência subordinada ao tema “Processo de Decisão: Uma Participação a vários níveis”, que contará com a presença de Drª Maria Alice Amorim – membro da APIHM, Dr. João Carlos Sousa – Director do Centro de Formação de Basto e Drª. Fátima Dourado, Delegada de Saúde do concelho de Cabeceiras de Basto, num debate moderado pela Profª. Drª. Isabel Morgado, docente da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, que no Auditório Municipal Ilidio dos Santos, vão certamente dar o seu contributo a este caminho comum e igualitário que se pretende entre homens e mulheres.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.