Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 15-11-2005

SECÇÃO: Educação

Desporto Escolar uma medida já implementada nas escolas do concelho

À semelhança do ano anterior, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, através da sua empresa Emunibasto, tem em curso a iniciativa Desporto Escolar.
Trata-se de uma medida que se insere no âmbito do projecto “Basto Jovem” desenvolvido pela autarquia cabeceirense durante o ano lectivo transacto, com o objectivo de promover o desporto nas escolas do 1º ciclo do concelho. Este ano, estão já constituidas duas equipas, que integram técnicos de desporto contratados pela autarquia, para que, durante o presente ano lectivo de 2005/2006, se desloquem às 38 escolas do concelho e incentivem mais de um milhar de crianças a praticar desporto. Um trabalho que tem este ano continuidade e que prevê a preparação de aulas diversificadas que abordam as várias componentes desportivas permitindo, desta forma, um contacto directo por parte das crianças com esta realidade.
Em suma, o modelo de intervenção definido visa sensibilizar a comunidade escolar do 1º ciclo para a importância das práticas lúdicas e desportivas como factor fundamental na melhoria do bem-estar e da qualidade de vida, contribuindo também para o desenvolvimento das capacidades motoras e de coordenação geral das crianças em idade escolar. Por outro lado, permite apreender os conhecimentos relativos à interpretação e participação nas estruturas e fenómenos sociais, extra-escolares no seio das quais se realizam as actividades físicas, fomentando a prática desportiva organizada, facilitando a aproximação da escola e potenciando a acção dos diferentes agentes desportivos locais.
Elevar o nível da resistência geral, a velocidade de reacção e de execução de acções motoras básicas e de desenvolvimento, a flexibilidade, o controle da postura, o equilibrio dinâmico, o controlo de orientação espacial, o ritmo e a agilidade, são apenas alguns dos motivos pela qual se deve incentivar a prática desportiva nas camadas jovens.

Jovens cabeceirenses num exercício desportivo
Jovens cabeceirenses num exercício desportivo

ANMP apoia o desporto escolar

O desenvolvimento da prática da educação física ao nível do primeiro ciclo, que a Câmara de Cabeceiras de Basto pôs em prática no decurso de 2004/2005, poderá conhecer no próximo ano lectivo, medida idêntica à que foi implementada pelo Governo para a disciplina de Inglês.
Segundo informação divulgada, esta vontade foi já manifestada pela Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) ao Ministério da Educação e consta do programa de qualificação das escolas do primeiro ciclo. A pesar de se tratar de uma medida que não reúne o consenso dos sindicatos, o facto é que vem contribuir para reforçar e incentivar a prática desportiva nas camadas jovens da população.

Câmara incentiva a prática desportiva

Recorde-se que a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, desde que iniciou funções em 1994, tem vindo a investir significativamente no sector desportivo, construindo equipamentos como as Piscinas Municipais de Cabeceiras e do Arco de Baúlhe, os Gimnodesportivos do Arco, Refojos e Cavez, os polidesportivos em várias freguesias do concelho, edificando-os o mais próximo possível dos estabelecimentos de ensino por forma a melhor servir quer a população em geral, quer a população estudantil, bem como a pista de pesca desportiva, infra-estrutura de referência não só em Portugal, mas também no estrangeiro e que acolheu já o Campeonato do Mundo de Pesca Desportiva de Senhoras. Por outro lado, tem sido igualmente signiticativa a diversidade de modalidades lançadas, dinamizadas e colocadas à disposição dos habitantes de Cabeceiras de Basto. Referimo-nos ao andebol, ao judo, ao karaté, à natação, à hidroginástica, à canoagem, assim como à promoção de eventos desportivos como o hovercraft, os desportos radicais, o rally, o ciclismo, o apoio ao futebol, entre outras, diversificando o leque de “oferta” para os adeptos e contribuindo desta forma, para incentivar e promover a prática desportiva, incentivando a sociabilização, o aperfeiçoamento das habilidades, a disciplina, a motivação, factores conducentes a um crescimento mais salutar das crianças e jovens do concelho de Cabeceiras de Basto.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.