Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 31-10-2005

SECÇÃO: Região

Cultura
Cerâmica vidrada na Casa do Barão

A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e a EMUNIBASTO, E.M., apresentam de 8 de Novembro a 9 de Dezembro próximo, uma exposição de cerâmica vidrada. O certame, a ter lugar na Casa Municipal da Cultura, mostra ao público peças em cerâmica, elaboradas por Júlia Ramalho, reconhecida artista do figurado de Barcelos.
Neta da conceituada Rosa Ramalho, a artesã cresceu num ambiente artístico rico em criações e mitos regionais que, desde cedo, começou a traduzir nas suas obras, nas quais se reflecte a sua visão metafórica e hiperbólica do que a rodeia. Conjugando crenças com os seus próprios sonhos, e o religioso com o profano, Júlia Ramalho elabora peças de faiança que se distinguem pelo acabamento vidrado de cor castanho mel, o que confere às suas peças um estilo próprio e característico.
Sendo já uma referência do artesanato em Portugal e no estrangeiro, grande parte do espólio desta artesã, de origem minhota, está já na mão de coleccionadores que apreciam e valorizam a originalidade das suas peças.
Esta mostra de arte pode ser visitada todos os dias úteis, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.