Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 15-10-2005

SECÇÃO: Região

Educação
CABECEIRAS PREPARA RECEPÇÃO AO PROFESSOR

Com os apoios dos Agrupamentos de Escolas do Concelho, do Externato S. Miguel de Refojos, e de outras estruturas educativas concelhias, a Câmara Municipal e a Emunibasto, promovem no próximo dia 26 de Outubro mais uma edição da Recepção ao Professor.
Trata-se de uma iniciativa a realizar pela décima primeira vez consecutiva e que decorre anualmente, no ínicio do ano escolar, como forma de receber e de dar as boas vindas, não só aos docentes que estão pela primeira vez leccionar em Cabeceiras de Basto, mas também a todos aqueles que aqui trabalham e residem.
Segundo apuramos a jornada inicia-se com uma recepção nos Paços do Concelho, altura em que será feita uma abordagem sobre a educação em Cabeceiras, os desafios actuais e a aposta do Município neste sector, bem como o esforço efectuado no sentido de beneficiar, recuperar e apetrechar os diversos estabelecimentos de ensino existentes. Uma aposta que assenta na parceria, com os professores, algumas Juntas de Freguesia e a comunidade educativa em geral, em prol de mais e melhor educação no concelho de Cabeceiras de Basto.
A “Recepção ao Professor” prossegue com uma visita a diversos equipamentos municipais, divulgando e promovendo, desta forma, os principais espaços culturais, educativos e patrimoniais existentes, e, culmina com um jantar convívio a realizar na Escola EB 2-3 do Arco de Baúlhe para todos os professores e educadores.
Com esta iniciativa pretende-se integrar os novos docentes na vivência sócio-económica e cultural das gentes desta terra, permitindo, de igual modo, estimular e motivar os agentes de educação que constituem o principal pilar da estrutura do sector educativo.
As suas capacidades, o seu empenho realizador e a competência profissional são determinantes para o êxito ou para o insucesso escolar, no desempenho de um papel insubstituível no qual assenta o futuro de todos os jovens.
Consciente da sua importância, a Câmara Municipal tem, segundo informação divulgada, dedicado especial atenção a este sector, que para além de constituir um acto de reconhecimento, pretende dar a conhecer a região que será a “nova casa” dos docentes, inteirando-se desta forma do modo e da realidade em que vivem os seus alunos e no seio do qual se desenvolverão os projectos educativos das respectivas escolas bem como as freguesias do concelho.
Esta acção de acolhimento aos professores pretende converter-se num facto conducente a uma melhor integração social e cultural por parte dos docentes e, simultaneamente, a uma melhor compreensão do modo de ser e de viver dos estudantes deste concelho.

Apetrechar e modernizar os estabelecimentos de ensino

O Presidente da Autarquia, tem vindo a visitar os estabelecimentos de ensino com o objectivo de avaliar o trabalho desenvolvido e reavaliar ao mesmo tempo e em função das obras já executadas, as necessidades mais prementes para o presente ano lectivo ao nível escolar. Por outro lado, tem vindo a apetrechar as salas de aulas dos estabelecimentos de ensino com equipamentos informáticos e multimédia.
O sector da Educação é, por isso, uma aposta do executivo, uma vez que assenta numa estratégia direccionada para a qualificação e a valorização dos recursos humanos, enquanto capital decisivo para o desenvolvimento sustentado do concelho.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.