Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 15-07-2005

SECÇÃO: Região

Sabia que ....
O kiwi é um excelente nutriente na saúde




A história

Acticnidia deliciosa é o nome científico do kiwi, fruto originário da China, que desde a década de 70 parte tem proliferado em terras Portuguesas. O kiwi apareceu no vale do rio chinês Yang-tsé, onde crescia de maneira selvagem em vinhas que se entrelaçavam nas árvores, sendo um fruto muito apreciado na corte chinesa.
Em 1904 as suas sementes foram levadas para a Nova Zelândia, onde foi “baptizado” com o seu nome actual em homenagem à ave-símbolo da Nova Zelândia, devido ás suas semelhanças na forma e nas cores.
No país, é a região do norte de Portugal que mais área de cultivo apresenta deste fruto, seguindo-se a Beira Litoral e o Ribatejo Oeste.



As propriedades

O Kiwi é um elemento importante numa alimentação saudável, sendo de extrema importância para a saúde humana.
Para tal contribuem os seguintes factores:
- elemento fundamental para a saúde cardiovascular
- excelente regulador da fibra intestinal
- o seu consumo reduz o risco de doenças crónicas e do coração
- permite baixar o colesterol
- tem efeito positivo sobre o sistema imunitório
- tem um papel inibidor do cancro do figado
- é rico em serotina que produz um efeito calmante nas pessoas e um papel importante nas respostas intracelulares a hormonas e transmissores neusonais (funicionamento dos pulmões em crianças prematuras e depressão nos adultos)
- apresenta propiredades anti-inflamatórias, anti-mutagénicas e abti-nitrosantes, para alé,m de ser um elemento óptimo para fazer regime e emagrecimento.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.