Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 15-07-2005

SECÇÃO: Região

Ministro anuncia alargamento do PIAVE ao concelho

Após este acto simbólico, marcado por recepção calorosa da população de Arco de Baúlhe à comitiva oficial, o Dr. Vieira da Silva, deslocou-se para a Escola Tecnológica de Lameiros, na vila de Cabeceiras de Basto, onde anunciou finalmente, o alargamento do âmbito do PIAVE aos concelhos da área geográfica abrangida pelo Centro de Emprego das Terras de Basto, nomeadamente Cabeceiras de Basto, através da extensão do conjunto de medidas de emprego e formação profissional já em prática nas áreas do Vale do Ave.
Segundo informação divulgada, esta decisão do Governo vem de encontro à solicitação do executivo municipal de Cabeceiras de Basto face à crise desencadeada pela saída da Benetton do Parque Industrial deste concelho onde grande parte das empresas têxteis ali a laborar vendiam os seus produtos àquela multinacional.
Empregando 400 trabalhadores na eminência de ficar no desemprego, Ecos de Basto soube que a Câmara Municipal, na pessoa do seu presidente, tem desenvolvido uma série de diligências e de contactos com a finalidade de atenuar os efeitos daquela deslocalização, havendo já soluções alternativas para o problema, graças ao dinamismo dos próprios empresários de Cabeceiras de Basto e à disponibilidade de 3 empresas dos distritos de Braga e Porto, em aproveitarem as potencialidade de fabrico aqui existentes.
No decorrer desta visita ministerial a Cabeceiras de Basto foi ainda celebrado um protoclo de cooperação no âmbito da formação profissional e qualificação dos recursos humanos da área do Centro de Emprego de Basto entre o Município de Cabeceiras, a empresa Municipal Emunibasto e o IEFP para aproveitamento das instalações recentemente inauguradas da Escola Tecnológica de Lameiros, nesta vila.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.