Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 15-07-2005

SECÇÃO: Região

Em Cabeceiras de Basto
Ministro do Trabalho lança novo Centro de Emprego de Basto e anuncia apoio às empresas

foto
O Ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, Dr. Vieira da Silva e o Secretário de Estado do Emprego e da Formação Profissional, Dr. Fernando Medina, visitaram, no dia 1 de Julho passado, Cabeceiras de Basto para lançar a primeira pedra do novo edifício do Centro de Emprego das Terras de Basto e anunciar a extensão do PIAVE (Plano de Intervenção do Vale do Ave) aos concelhos das Terras de Basto, nomeadamente a Cabeceiras.
Aqueles dois membros do Governo, que se faziam acompanhar pelo Governador Civil de Braga, Presidente do Instituto de Formação Profissional, deputados à Assembleia da República, Presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal de Cabeceiras de Basto, autarcas das freguesias e dezenas de convidados, deslocaram-se a meio da manhã ao Arco de Baúlhe onde decorreu uma curta cerimónia para o lançamento da obra de construção do novo Centro de Emprego das Terras de Basto que abrange, para além deste concelho, os Municípios de Celorico, Mondim e Ribeira de Pena.
foto
Na ocasião o titular da pasta do Trabalho e da Solidariedade Social, reconheceu as dificuldades que o país enfrenta, especialmente no sector do emprego, situação que atinge com particular agudeza também estas terras do interior, pelo que revelou estar o Governo atento à situação, por forma a dar respostas adequadas que minorem e possam resolver o problema.
Nesse sentido o Dr. Vieira da Silva considerou que o papel da inserção social, da qualificação e da formação profissional são matérias prioritárias do seu ministério, nelas se incluindo a acção dos Centros de Emnprego espalhados pelo país. A construção de instalações condignas e mais adequadas às exigências actuais destinadas ao Centro de Emprego das Terras de Basto é, considerou o Ministro, uma prioridade que vai avançar rapidamente prevendo que a sua conclusão permita que entre em funcionamento em 2007.
foto
Na cerimónia de assinatura da respectiva escritura, que decorreu nas instalações do Museu das Terras de Basto (antigas instalações da estação da CP do Arco de Baúlhe) onde o futuro Centro de Emprego vai ser construído, em terrenos anexos pertencentes à Câmara Municipal, entretanto cedidas ao IEFP- Instituto de Emprego e Formação Profissional para o efeito, o Presidente da Autarquia, Engº Joaquim Barreto, congratulou-se com o acontecimento e elogiou a coragem, a disponibilidade e a acção do ministério liderado pelo Dr. Vieira da Silva.
foto
O Engº. Joaquim Barreto, aproveitou a oportunidade para criticar os governos anteriores do PSD que colocaram na gaveta o projecto do novo edifício do Centro de Emprego de Basto numa atitude que classificou de “intencional marginalização política”. O presidente da Câmara Cabeceirense, sempre empenhado e exigente na defesa dos interesses do concelho e do seu desenvolvimento, afirmou que o processo já se arrastava há quatro anos, pese embora a colaboração e as insistências da autarquia nesta questão de grande importância para toda a região, agora finalmente resolvida.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.