Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 07-07-2014

SECÇÃO: Informação

Município de Cabeceiras de Basto dinamiza Programa Livros Sociais

O Município de Cabeceiras de Basto, através da Cooperativa Basto Vida - Serviços de Acção Social e Cuidados de Saúde, tem em curso o Programa Livros Sociais, uma iniciativa cuja dinamização conta com a colaboração de entidades como o Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto, o Externato de S. Miguel de Refojos, a Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto e o Banco Local de Voluntariado (BLV) de Cabeceiras de Basto.
Este programa ‘Livro Sociais’ dinamizado pela Basto Vida resulta de um protocolo assinado em 2012 implementado em estreita colaboração com as entidades anteriormente referidas visando apoiar os alunos/famílias que não reúnam condições económicas para adquirir os manuais escolares e aumentar a vida útil dos manuais, cumprindo desta forma, objetivos de natureza ambiental e económica.
Terminado mais um ano letivo é a altura ideal para que as famílias reúnam os manuais que já não são necessários e os entreguem no ‘Banco de Livros Escolares’ no edifício contíguo à Junta de Freguesia de Refojos, na Casa do Povo do Arco de Baúlhe ou no Centro Comunitário de Cavez, pois poderão ser de grande utilidade para outras famílias.

Livros que passam
de mãos em mãos

A dinamização desta campanha de angariação de livros escolares vem uma vez mais de encontro ao contexto económico que o país atravessa, onde se regista um aumento de dificuldades por parte das famílias em adquirir os manuais escolares para os seus educandos, dificuldades estas, que todos podemos ajudar a colmatar.
Livros que passam de mãos em mãos são livros vivos por serem lidos e utilizados. No entanto para alcançar os bons resultados registados nos anos anteriores é fundamental o envolvimento de todos os parceiros bem como da comunidade, encorajando e valorizando a troca e partilha solidária no sentido de promover a implementação de boas práticas de responsabilidade social e ambiental, promovendo a reutilização dos manuais escolares e o respeito pelos livros, diminuindo os custos com a aquisição dos mesmos e promovendo a educação ambiental, principalmente junto das gerações mais novas. Colocar a comunidade a servir a comunidade é por isso, um dos objetivos desta campanha que se espera contribua também para enraizar o espírito de solidariedade nas crianças e jovens deste concelho.
Neste âmbito, pretende-se igualmente, garantir a validade do manual escolar não esgotando a sua utilização num único ano letivo, contribuindo simultaneamente, para a rentabilização dos recursos económicos das famílias, bem como, para o sucesso educativo de vários alunos do concelho de Cabeceiras de Basto.
O Programa Livros Sociais assenta num sistema que visa apoiar as famílias com efetivas carências económicas, devida-mente sinalizadas pelos parceiros desta iniciativa e que promovem o Programa Livros Sociais junto da comunidade local.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.