Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 07-07-2014

SECÇÃO: Informação

Mosteiro de S. Miguel de Refojos acolhe concerto César Franck

foto
O músico cabeceirense Pedro Teixeira e a pianista Ingrid Sotolarova são os protagonistas do ‘Concerto César Franck’ agendado para o dia 1 de agosto, na igreja do Mosteiro de S. Miguel de Refojos.
A iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto terá início pelas 21h30, momento a partir do qual serão interpretados diversos temas do ilustre compositor belga, um dos grandes representantes da época do romantismo, César Franck (1822-1890). Menino-prodígio ao longo da sua vida passou por diversas vicissitudes tendo alcançado a fama nos últimos 20 anos de vida. A sua música, passional e brilhante, é cheia de originalidades e timbres escuros, reveladores de uma intensa vida espiritual que dormita no fundo de seres extraordinários, criadores de grandes obras testemunhas das lutas internas e solidárias vividas por génios como César Franck.
Ao piano estará Ingrid Sotolarova. Nascida na República Checa, cedo iniciou os estudos musicais a que se dedicou ao longo da vida aperfeiçoando-se e alcançado diversas distinções. Com uma vasta experiência e após percorrer diversos países, Ingrid Sotolarova trabalha atualmente como docente e pianista na Adademia de Música em Guimarães, como assistente convidada no Departamento de Música da Universidade do Minho e na ESMAE (Porto), sendo doutorada em Artes Musicais pela Universidade Nova de Lisboa.
Ao saxofone estará o jovem músico cabeceirense Pedro Teixeira, que iniciou os seus estudos musicais com 12 anos na Banda Cabeceirense. A partir de então abraçou a música como a sua paixão e definiu-a como opção profissional. Atualmente frequenta o curso de música na área vocacional de instrumento – saxofone – na Universidade do Minho, ao mesmo tempo que integra distintos grupos e participa em vários eventos e concurso musicais, onde tem vindo a destacar-se ao alcançar diversos prémios, entre os quais o 1.º Prémio ‘Concours International Adolphe Sax’ em 2012, ano em que o Município de Cabeceiras de Basto distinguiu o seu trabalho, atribuindo-lhe um voto de louvor, regozijo e congratulação.
Em palco, mais precisamente, na Igreja do Mosteiro de S. Miguel de Refojos, Ingrid Sotolanova - ao piano - e Pedro Teixeira – ao saxofone - interpretarão temas como ‘Sonata em lá maior’, ‘Prelúdio, Coral e Fuga’, ‘Andantino quietoso’ e ‘Nocturno’, e proporcionarão certamente ao público presente um magnífico concerto, cuja entrada é livre.





© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.