Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 16-06-2014

SECÇÃO: Informação

Diana Coelho e Nuno Rebelo são os criadores do projeto ‘Raízes’
Cabeceirenses vencem Concurso Intermunicipal do Desafio Empreendedor do IN.AVE

O grande vencedor do Concurso Intermunicipal do Desafio Empreendedor do IN.AVE – Rede de Empreendedorismo do Ave, cuja final se disputou no passado dia 7, em Guimarães, foi o pro-jeto apresentado pelo Município de Cabeceiras de Basto, representado por Diana Coelho e Nuno Rebelo que dinamizaram a ideia de negócio intitulada ‘Raízes’.
Das 134 ideias apresentadas ao Desafio Empreendedor do IN.AVE, estiveram a concurso os projetos apurados nos oito concelhos da Comunidade Intermunicipal do Ave – Cabeceiras de Basto, Fafe, Guimarães, Mondim de Basto, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão e Vizela – distinguindo o júri a ideia vencedora no concelho cabeceirense.
Recorde-se que o projeto ‘Raízes’ foi o eleito no concurso municipal para representar Cabeceiras na final intermunicipal, uma ideia voltada para o turismo rural, de uma forma inovadora, cuja implementação no terreno deverá acontecer “o mais brevemente possível” com a criação de “roteiros científicos, especialmente para crianças em idade escolar, explorando os conceitos teó-ricos da sala de aula e colocando-os em prática na floresta, com o intuito de dinamizar o património paisagístico de Cabeceiras de Basto”, explicaram os empreendedores, realçando que estas iniciativas serão “abertas à participação dos pais para que eles tenham, também, a oportunidade de poderem diversificar as suas atividades com os filhos”.
No fundo, pretende-se “tirar as crianças de casa e pô-las em contacto com a natureza”, avançou Nuno Rebelo, 30 anos, formado em Biologia e Engenharia do Ambiente e natural de Cabeceiras de Basto (S. Nicolau).
Para além destes roteiros científicos, Diana e Nuno pretendem também explorar o património edificado do concelho através de outros roteiros turísticos temáticos – culturais, etnográficos, ambientais, desportivos – à medida de cada cliente.

Projeto ‘Raízes’ – “campeão”
do empreendedorismo
do Vale do Ave

O projeto ‘Raízes’ – “campeão” do empreendedorismo do Vale do Ave – será implementado na freguesia de Cabeceiras de Basto (S. Nicolau) e tem como principais objetivos “criar o nosso posto de trabalho e dinamizar e valorizar o património natural e edificado de Cabeceiras de Basto”, explicou Diana Coelho, 28 anos, também ela formada em Biologia e Engenharia do Ambiente, natural de Gaia, mas que se mudou para Cabeceiras de Basto para dar seguimento ao seu projeto de negócio.
O “turismo rural habitacional” foi a primeira ideia dos jovens empreende-dores mas, “como o investimento inicial era avultado”, decidiram “avançar com os roteiros turísticos e ir caminhando passo a passo”.
Para Diana e Nuno as mais valias do projeto são “a dinamização do concelho, a motivação, empenho e competências técnicas”, formação/competências estas que lhes serão “fundamentais na adaptação da linguagem quer à idade, quer ao plano curricular das crianças”, justificaram.
Depois de “muitos meses de trabalho, é para nós muito gratificante sermos os vencedores do Concurso Intermunicipal do Desafio Empreendedor do IN.AVE”, confessaram os jovens empreende-dores.
Muito orgulhosos por terem superado este desafio da Rede de Empreendedorismo do Ave, Diana Coelho e Nuno Rebelo agradeceram à Câmara Municipal pela oportunidade que lhes foi dada de frequentarem as formações gratuitas da ADRAVE/Projeto MINHO EMPREENDE, o que lhes permitiu “maturar a ideia” e elaborar “o plano de negócios” do projeto.
Apelaram, ainda, aos cabeceirenses para “estarem atentos” pois as novidades estão para breve. Até lá, os interessados em obter mais informações podem aceder à página Facebook do Projeto ‘Raízes’ em https://www.facebook.com/projetoraizes-basto.
Presidente da Câmara recebeu vencedores
nos Paços do Concelho

Refira-se que no passado dia 9 de junho, os vencedores do Concurso Intermunicipal do Desafio Empreendedor do IN.AVE foram recebidos pelo presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Dr. China Pereira, que, na oportunidade, se congratulou com a vitória dos jovens e a consequente vitória do concelho cabeceirense neste desafio.
Note-se que o Desafio Empreendedor do IN.AVE – Rede de Empreendedorismo do Ave destina-se a apoiar pessoas que pretendem desenvolver e implementar ideias de negócio, em qualquer um dos municípios do Ave, podendo para o efeito contar com o apoio especializado que a rede disponibiliza.
A Rede de Empreendedorismo do Ave surgiu da submissão, por parte da Comunidade Intermunicipal do Ave, de uma candidatura ao ON.2 - O Novo Norte, na sequência de um desafio lançado pelo IAPMEI e integra-se no âmbito das Redes Regionais para o Empreendedorismo, de acordo com a Portaria n.º 432-B/2012 de 31 de dezembro da Presidência do Conselho de Ministros e Ministério da Economia e do Emprego.

Joaquim Barreto felicitou vencedores

O Presidente da Assembleia Municipal, Eng.º Joaquim Barreto felicitou os jovens cabeceirenses vencedores deste concurso intermunicipal promovido pelo IN.AVE, que na oportunidade agradeceram todo o apoio prestedo ao longo desta caminhada que colocou o projeto 'raízes' no topo dos trabalhos apresentadospelos diversos participantes oriundos de vários concelhos do Vale do Ave.






© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.