Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 16-06-2014

SECÇÃO: Informação

Gabinete de Alzheimer de Cabeceiras de Basto

O envelhecimento da popu-lação e o aumento da expetativa de vida fez surgir todo o espectro de desordens. A deterioração cognitiva leve e a demência avançada são cada vez mais frequentes nas consultas para estes primeiros cuidados. A prevalência elevada juntamente com a importância da patologia confere um problema de saúde pública nos próximos anos.
Devido à sua proximidade, acessibilidade e conhecimento do ambiente familiar, e pelo seu caráter multidisciplinar, esta patologia - a demência de Alzheimer (DA) – suscita uma especial atenção por parte de profissionais de medicina, enfer-magem, serviço social, entre outros, sendo o cenário ideal para o atendimento das pessoas atingidas com a demência e os seus familiares, sempre contando com o apoio dos serviços de Neurologia, Saúde Mental, Geriatria, Gerontologia e Atividade Física.

Em síntese o Gabinete de Alzheimer de Cabeceiras de Basto dispõe:

.Informação e aconselhamento às pessoas concernidas com DA e outras demências;
. Campanhas de sensibilização ao grande público;
. Constituição de grupos de entreajuda capazes de oferecer ajuda à família das pessoas com DA;
. Um centro de documentação aberto um dia útil por semana (2ª feira) entre as 14h00 e as 17h00 em Cabeceiras de Basto (Autarquia) – Casa do Associativismo, Artes e Ofícios – 1ºPiso.

A Coordenadora,
Rita Teixeira

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.