Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 16-06-2014

SECÇÃO: Informação

Câmara Municipal quer dinamizar a Casa da Lã

Tendo em vista a dinamização de futuras ações de formação na área do artesanato em lã, no passado dia 3 de junho, o presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Dr. China Pereira, e o diretor do Centro de Emprego do Médio Ave, Dr. Carlos Nuno Boticas, visitaram a Casa da Lã, na freguesia de Bucos.
Depois de evidenciar as mais valias da Casa da Lã e da atividade que representa um complemento ao orçamento das famílias, o autarca China Pereira explicou que “esta pode ser uma oportunidade não só para dinamizar a própria Casa da Lã, como também para manter viva esta arte”, atraindo novas artesãs, divulgou a autarquia.
Nas suas palavras, o presidente da Câmara expressou: “queremos contribuir para que as pessoas tenham emprego em Cabeceiras de Basto e, se possível, se fixem nas suas freguesias”.
Afirmando que “Cabeceiras de Basto é o único concelho com um Pólo de Formação ligado ao Centro de Emprego” do Médio Ave, o diretor, Carlos Nuno Boticas, desejou que esta ação “se transforme num movimento facilitador”, mostrando-se empenha-do em colaborar.
De referir que nesta visita à Casa da Lã, para além do presidente da Câmara e do diretor do Centro de Emprego, estiveram presentes o presidente da Junta de Freguesia de Bucos, Dr. José Brás, a vereadora da Cultura, Dra. Isabel Coutinho, a Dra. Paula Gonçalves do Pólo de Formação de Basto e técnicos municipais.
Inaugurada a 7 de setembro de 2012 pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, a Casa da Lã funciona na antiga EB1 de Bucos, cujas instalações foram recuperadas para aí se instalarem as Mulheres de Bucos que se dedicam, até ao momento, a manter a tradição do fiar e do tecer, procurando novas funções, modelos e padrões para os trabalhos da lã.
A Casa da Lã é um dos núcleos que integra o Museu das Terras de Basto, um museu municipal que inclui também o Núcleo Ferroviário de Arco de Baúlhe, o Núcleo Museológico do Baixo Tâmega (Núcleo de Arte Sacra) e a Casa do Pão.






















© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.