Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 16-06-2014

SECÇÃO: Informação

Ecos da Região de Basto
Os "Forais Manuelinos" do concelho de Mondim de Basto, celebrados pelo município na passagem dos seus quinhentos anos

Mondim de Basto
O Ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional Miguel Poiares Maduro, presidiu à sessão solene de abertura das comemorações.

Na data em que Mondim de Basto assinalou cinco séculos da atribuição do seu “foral novo” por El-Rei D.Manuel I, em 03 de Junho de 1514, a vila revestiu-se de flores e colgaduras nas janelas, apresentando um ar verdadeiramente festivo, pouco similar com a situação de miséria que o país atravessa.
O Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional Miguel Poiares Maduro, presidiu às cerimónias em representação do Esta-do, sendo recebido nos Paços do Concelho pelo senhor Presidente do Município, Eng.º Humberto Cerqueira, pelo senhor Presidente da Assembleia Municipal, Prof. Valentim Macedo, Vereadores, membros da Assembleia Municipal e demais autarcas, bem como, por dezenas de populares que ali quiseram também manifestar o seu orgulho, de pertencerem a um concelho com mais de 500 anos de história.
Os Bombeiros Voluntários de Mondim de Basto, fizeram a Guarda de Honra ao Ministro Poiares Maduro.
No seu discurso, Humberto Cerqueira referiu que, … “os Forais Manuelinos do século XVI, uniformizaram direitos e deveres estipulados nos Forais dos séculos anteriores. D. Manuel I deu um forte contributo à organização municipal”.
Mais adiante, Humberto Cerqueira dirigiu-se particular-mente ao representante do Governo ali presente, focando a sua intervenção na questão do anunciado encerramento de serviços essenciais no concelho, reforçando a ideia de que, …” o Estado tem o dever de proteger os territórios do interior e as pessoas do concelho, que nele vivem. Encerrar serviços públicos, como: tribunais, repartições de finanças, correios, centros de saúde, etc., é contrariar o desenvolvimento. São medidas que não garantem a sustentabilidade no futuro. Agora, podem diminuir custos, a seguir aumentarão os custos gerais do país e sobretudo, prejudicarão a vida das pessoas, que temos o dever de proteger”, referiu.
O Ministro Poiares Maduro, respondendo às ansiedades do autarca mondinense, deu a garantia que, …”estará atento às necessidades das populações Mondinenses e incentivo-as, a que apostem mais nos recursos naturais do concelho, como forma de dinamização da economia local e da fixação das pessoas”.
As Comemorações dos 500 Anos dos Forais Manuelinos do concelho de Mondim de Basto, irão até ao dia 27 de Junho.

José Teixeira da Silva
*Colaborador

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.