Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 16-06-2014

SECÇÃO: Informação

Ecos da Região de Basto
Comemoração dos 500 anos do Foral da vila de Cerva

Ribeira de Pena
Com o apoio da Câmara Municipal de Ribeira de Pena, a Junta de Freguesia de Cerva e Limões celebrou, no dia 3 de junho de 2014, os 500 anos do Foral da Vila de Cerva.
A sessão solene contou com uma breve nota histórica sobre o Foral por Emanuel Guimarães, o qual foi seguido por Maria Celeste Pereira, arquivista da Torre do Tombo em Lisboa, a quem a Câmara agradeceu o apoio prestado na elaboração do livro “Foral de Cerva 500 anos”.
Na oportunidade o Presidente da Câmara Municipal de Ribeira de Pena, Rui Vaz Alves, referiu que “Celebrar condignamente, a 3 de junho de 2014, os 500 anos do Foral de Cerva é, pois um ato de cultura que honra a Vila de Cerva e o Município de Ribeira de Pena e vai orgulhar, por certo todos os Cervenses que se revêm na ancestralidade e na riqueza da nossa História.
Os forais manuelinos, para além do reconhecimento do estatuto dos antigos concelhos, comportam uma tentativa de unificação dos direitos e obrigações dos povos, no sentido do reforço do poder central, à época representada pelo rei. O Foral veio portanto, impor um conjunto de direitos e deveres aos Cervenses, permitindo, assim, uma relação de maior justiça social entre os detentores das proprie-dades e os que nelas trabalhavam. Recordar este passado é compre-ender o presente e reconhecer a herança cultural que faz hoje parte de todos os ribeirapenenses.”
Foi também apresentado o selo alusivo aos 500 anos do referido foral, o qual foi oferecido às instituições desta vila. 
As comemorações encerraram com animação de rua e um lanche servido à população presente.










© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.