Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 26-05-2014

SECÇÃO: Informação

‘Ser Mulher na Idade Média em Portugal’ foi tema de conferência

Integrada no âmbito do programa comemorativo dos 500 Anos do Foral Manuelino, decorreu no dia 10 de maio, a conferência subordinada ao tema ‘Ser mulher nos finais da Idade Média em Portugal’.
A iniciativa que decorreu no salão multiusos da Casa da Juventude, teve como oradora convidada a Dr.ª Helena Alvim, Presidente da APIHM - Associação Portuguesa de Investigação Histórica sobre as Mulheres. A convidada falou sobre o papel social e cultural da mulher nas diferentes classes sociais da época, destacando alguns exemplos de mulheres que tiveram papéis muito interessantes mas cuja história não aborda, tais como Isabel de Avis, Imperatriz D. Leonor, Sta Joana, D. Leonor da Casa de Bragança, Ivone Leal ou Isabel de Portugal.
Esta iniciativa contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Dr. China Pereira e do Prof. Mário Machado em representação da Assembleia Municipal. Presentes estiveram também os vereadores Francisco Alves e Prof.º Mário Leite, o presidente da União de Freguesia de Refojos, Outeiro e Painzela, Leandro Campos, assim como demais autarcas, convidados e população em geral que ali se deslocou para conhecer um pouco mais sobre os hábitos, os usos e os costumes da época medieval e cuja presença o edil cabeceirense agradeceu. O Presidente da Câmara fez ainda uma súmula do tema apresentado e esclareceu algumas questões colocadas pelo público presente. A conferência terminou com um belo e encenado desfile de moda intitulado ‘A Época Quinhentista’ apresentado pelos alunos do Externato S. Miguel de Refojos que contou com o apoio do CTCMCB - Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e pela USCab - Universidade Sénior de Cabeceiras de Basto.









© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.