Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 26-05-2014

SECÇÃO: Informação

CPCJ de Cabeceiras de Basto visita instituições de acolhimento de crianças e jovens

No passado dia 8 de maio, elementos que integram a Modalidade Restrita da Comissão Proteção de Crianças e Jovens de Cabeceiras de Basto visitaram duas instituições de Acolhimento de Crianças e Jovens do distrito.
No cumprimento do seu plano de atividades para 2014, o Lar de Santa Estefânia, em Guimarães, foi a primeira instituição visitada, instituição que dá respostas a crianças e jovens dos dois sexos, integrando, também, outras respostas sociais dirigidas a grupos socialmente mais vulneráveis. Os técnicos puderam, durante manhã, conhecer o seu funcionamento, bem como as regras e os procedimentos adotados para a protecção dos seus direitos, nos casos em que, em meio natural de vida, estão expostas a situações de perigo que ponham em causa o seu normal desenvolvimento.
Mais tarde, as Oficinas de São José, em Braga, e já no período da tarde, receberam também uma visita deste grupo de técnicos. De referir que esta instituição dá resposta a crianças e jovens do sexo masculino com idades compreendidas entre os 6 e os 18 anos de idade. Também aqui o projeto de vida das crianças e jovens contempla a aquisição de competências para uma progressiva autonomia, sendo preocupação da instituição que a criança e a família possam encontrar novas formas de relação em segurança.
Em jeito de balanço final, o Presidente desta CPCJ, Francisco Alves, afirmou:
“Ao longo do dia tivemos a oportunidade de entender o modo de funcionamento e a forma como estas crianças e jovens vivem nestas instituições, separadas das suas famílias mas rodeadas de muito afeto. Retiramos destas visitas ensinamentos muito importantes para o nosso trabalho, especialmente no que se refere à articulação do trabalho entre as CPCJ´s e as instituições de acolhimento”.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.