Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 26-05-2014

SECÇÃO: Informação

Bandeira da ANMP hasteada nos Paços do Concelho pelos 30 anos da associação

A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto associou-se, no passado dia 20, à comemoração dos 30 anos da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), tendo para o efeito hasteado a bandeira da Associa-ção no edifício dos Paços do Concelho.
Considerada “a Casa Comum do Poder Local”, a ANMP foi constituída por escritura pública de 22 de fevereiro de 1985 na Secretaria Notarial da Figueira da Foz, mas o seu Congresso constitutivo teve lugar naquela cidade nos dias 19 e 20 de maio de 1984, considerando-se assim o dia 20 de maio de 1984 como o dia da fundação da Associação Nacional de Municípios Portugueses.
De acordo com a informação divulgada, a associação tem pautado a sua ação pela crescente exigência de proximidade entre os autarcas eleitos e os cidadãos eleitores, assumindo um papel preponderante na afirmação do Poder Local como um fator de desenvolvimento, corrigindo as-simetrias e fortalecendo os laços que unem os portugueses como povo, garantindo a coesão territorial de Portugal.
Para assinalar a celebração dos seus 30 anos, a ANMP pro-moveu um conjunto de iniciativas com o envolvimento dos 308 associados. Além do hastear das bandeiras nos 308 municípios, realizou-se um desfile etnográfico pelas ruas de Coimbra, desfile que teve início na sede da ANMP e que deu a conhecer as inúmeras manifestações culturais promovidas pelas autarquias.
Refira-se que o Poder Local Democrático é uma conquista do 25 de Abril e está constitucionalmente consagrado desde 1976.




© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.