Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 26-05-2014

SECÇÃO: Informação

Cavez
POSTO MÓVEL DE APOIO AO CIDADÃO EM CAVEZ

São três horas e meia da tarde, mais minuto menos minuto. A carrinha do Posto Móvel de Apoio ao Cidadão acaba de chegar ao lugar de Pedernelos, Cavez, mesmo ao lado do fontenário público, depois de já ter estado noutros lugares da freguesia. Mal se apercebem da sua chegada, alguns habitantes dirigem-se logo para a mesma para verificarem o seu estado de saúde.
Uma enfermeira e respectivo ajudante começam logo atender as pessoas pela ordem de chegada, sendo a maioria pessoas com idades acima dos 50 anos e que fazem medicação diária.
Ali é feito um controlo geral a cada um dos utentes, que vai desde a avaliação da tensão arterial, glicemia, colesterol, triglicerídios, oximetria(saturação de oxigénio), ácido úrico, extracção de calos, peso e até pequenos pensos.
É assim todos os meses, desde que em boa hora, a Câmara Municipal, através da Basto Vida, se lembrou de criar há anos este tipo de apoio ao cidadão em todo o concelho, que muito veio beneficiar as populações das freguesias que não têm Posto de Saúde ou que estão mais distantes do mesmo. Alguns até com grandes dificuldades económicas para se poderem deslocar ao Arco de Baúlhe ou Cabeceiras, quando têm um serviço tão importante e prestado gratuitamente à porta de casa.
Em Cavez, desde o lugar de Palheiros, Ribeiro do Arco, Fôjo, Mata Loba, Cerdedo, Tamonde, Bairro da Senhorinha (Arosa), também nos Centros de Convívio e Lazer de Arosa e Moimenta se presta este apoio que é sempre muito bem recebido por todos aqueles que o frequentam.
É bom referir, e segundo a opinião que ouvimos de algumas pessoas no fim de terem sido atendidos, o pessoal que faz este trabalho são extremamente simpáticos e atenciosos, alertando sempre as pessoas quando há algo que não está bem e dos cuidados que devem ter. E, todos aqueles que por qualquer razão recorrem aos mesmos ficam muito satisfeitos.
O Posto Móvel de Atendimento ao Cidadão oferece, ainda, este tipo de serviço nas restantes freguesias do concelho.







© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.