Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 26-05-2014

SECÇÃO: Informação

Ecos da Região de Basto
Contrato Local de Desenvolvimento Social – Celorico + social esclarece alunos do agrupamento de Escolas

Celorico de Basto
No âmbito do plano de atividades do Celorico+social a equipa de trabalho, multidisciplinar, deslocou-se à EB2,3/S de Celorico de Basto, no dia 20 de maio, com o intuito de facultar conhecimento sobre o ensino superior e o mercado de trabalho. 
Dentro do contexto referido os técnicos apresentaram a formação pessoal como elucidativa no que compete à inserção no novo ciclo de estudos e posteriormente no mercado de trabalho. Partiram da vertente vocacional como fator relevante no que compete à formação. Tendo em conta a conjuntura económica salientaram a necessidade de terem de ser empreendedores passando pelas duas fases fulcrais “planear e realizar”. Por fim destacaram a necessidade de seguir para uma profissão que os “seduza” e os motive para a concretização com brio e dedicação, no sentido do sucesso profissional. 
A Subdiretora do Agrupamento de Escolas, Maria José Carvalho, deu início à sessão e enalteceu a ação referindo que “a escola preocupa-se com os alunos enquanto estão integrados no contexto escolar, mas também na sua orientação para o pós-ensino secundário. Esta parceria com a Câmara Municipal e com este projeto CLDS+ vai no sentido de proporcionar aos alunos mais uma oferta de recurso para planeamento da sua vida, quer ela passe pela continuidade dos estudos para a Universidade quer para a vida ativa com a inserção no mercado de trabalho”.
Helena Martinho Costa, coordenadora dos Serviços Sociais e de Saúde, da Câmara Municipal, entidade promotora do projeto, foi perentória na sua alocação ao destacar a necessidade de uma escolha adequada e de acordo com o gosto para o sucesso profissional.
Manuel Maria Afonso, Coordenador do CLDS+ “Celorico mais social”, fez uma abordagem genérica dos objetivos do projeto com ênfase para a ação desenvolvida.
Os visados, alunos do 12º ano, ouviram atentamente os técnicos que dinamizaram a ação. No final, foi disponibilizado um panfleto com algumas técnicas para um futuro de sucesso e informação pertinente para orientação e apoio junto dos alunos nos serviços do CLDS+.










© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.