Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 26-05-2014

SECÇÃO: Opinião

Sobre as Eleições Europeias: resultados e conclusões

Das eleições para o Parlamento Europeu, como é habitual em qualquer ato eleitoral, há conclusões que devem e merecem ser consideradas.
Pela sua dimensão e clareza, há evidências que destacam: a vitória do Partido Socialista, que obteve 31,47% dos votos no plano nacional e o melhor resultado do distrito de Braga em Cabeceiras de Basto com 46,2% da votação, a clara derrota da coligação PPD-PSD/CDS-PP (Aliança Portugal), que não foi além dos 27,17% e a voracidade da abstenção que deve, inevitavelmente, fazer refletir todos os partidos, desde o Partido Socialista ao POUS, este último que obteve o pior resultado no ato eleitoral do passado dia 25 de maio, em termos numéricos.
Dos partidos do arco do poder não emergiu qualquer novidade merecedora de destaque, a meu ver, já que o PCP cumpriu os seus objetivos, elegendo 3 deputados, ao contrário do BE que sai frustrado destas eleições, passando de 3 eurodeputados para apenas um.
José Inácio Faria foi, efetivamente, a grande surpresa das eleições ao Parlamento Europeu. O número dois do Movimento Partido da Terra conseguiu o inesperado: ser eleito. Já Marinho e Pinto não causou qualquer espanto ou estupefação, pois no decorrer da campanha eleitoral, a sua eleição tornou-se num facto evidente. Quer pela sua popularidade, quer por protagonizar um projeto europeísta, o MPT mobilizou os eleitores e foi a escolha do eleitorado, por alter-nativa aos partidos tradicionais.
Em último lugar, importa destacar que todos os eleitores que cumpriram o seu dever cívico, votando, não optaram por extremismos, isto é, não expressaram apoio massivo aos radicalismos que concorreram ao Parlamento Europeu, tanto dos que defendem a política austera do presente, como dos que defendem a saída do euro e o abandono do projeto europeu. Desta última evidência, resulta bem claro que os portugueses ainda confiam nas instituições europeias.

Colaborador*
João Pacheco

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.