Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 05-05-2014

SECÇÃO: Informação

Projeto ‘Raízes’ vence concurso municipal do Desafio Empreendedor

O projeto ‘Raízes’ desenvolvido pelos jovens Diana Coelho e Nuno Rebelo foi o grande vencedor do concurso de Cabeceiras de Basto do Desafio Empreendedor do IN.AVE – Rede de Empreendedorismo do Ave, cuja final decorreu no passado dia 3 de maio, no Centro Empresarial e de Inovação de Basto, sito na antiga Escola Primária da Serra, no Arco de Baúlhe, em Cabeceiras de Basto. Trata-se de um projeto na área do turismo rural, a ser implementado na freguesia de Cabeceiras de Basto (S. Nicolau).
O projeto ‘Raízes’ representará, assim, Cabeceiras de Basto no Concurso Intermunicipal do Desafio Empreendedor, que se realizará no dia 7 de junho em Guimarães. Para além de Cabeceiras de Basto estarão a concurso os projetos apurados nos concelhos de Fafe, Guimarães, Mondim de Basto, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão e Vizela.
De salientar que nos dias 2 e 3 de maio decorreu naquele Centro Empresarial e de Inovação de Basto, em Cabeceiras de Basto, a Oficina de Geração de Ideias que culminou com a apresentação das ideias a um júri – constituído por representantes do Município de Cabeceiras de Basto, da Régie Cooperativa Basto Vida e da Comunidade Intermunicipal do Ave (CIM do AVE) – que elegeu o projeto vencedor.
Note-se que o Desafio Empreendedor do IN.AVE – Rede de Empreendedorismo do Ave destina-se a apoiar pessoas que pretendem desenvolver e implementar ideias de negócio, em qualquer um dos municípios do Ave, podendo para o efeito contar com o apoio especializado que a rede disponibiliza.
No âmbito deste desafio foram promovidas oficinas de geração de ideias em cada um dos municípios, bem como um programa de imersão empreendedora, facilitando aos participantes a concretização dos seus projetos empresariais.
A Rede de Empreendedorismo do Ave pretende, assim, dinamizar o ecossistema empreendedor do Ave, favorecendo e criando sinergias no apoio ao empreendedorismo.
O IN.AVE - Rede de Empreendedorismo do Ave procura a mobilização e alinhamento de um conjunto diversificado de Agentes Locais, que apoiam e/ou promovem o Empreendedorismo, para operar em rede e cujo objetivo central é a dinamização do ecossistema empreendedor do Ave, favorecendo e criando sinergias no apoio ao empreendedorismo de base local.
A Rede de Empreendedorismo do Ave surgiu da submissão, por parte da Comunidade intermunicipal do Ave, de uma candidatura ao ON.2 - O Novo Norte, na sequência de um desafio lançado pelo IAPMEI e integra-se no âmbito das Redes Regionais para o Empreendedorismo, de acordo com a Portaria n.º 432-B/2012 de 31 de dezembro da Presidência do Conselho de Ministros e Ministério da Economia e do Emprego.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.