Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 05-05-2014

SECÇÃO: Informação

Alvite

Os figurantes que integraram a Via- Sacra em Alvite
Os figurantes que integraram a Via- Sacra em Alvite
Via-Sacra ao vivo na paróquia de S. Pedro de Alvite

Na noite do passado dia 17 de abril, Quinta-feira Santa, a paróquia de Alvite percorreu os caminhos da Via-Sacra, relem-brando através de figurantes ao vivo, diversas personagens que conviveram com Jesus nos últimos momentos da sua vida humana na Terra. Os figurantes e os fiéis que se associaram partiram da capela de Nossa Senhora da Aparecida, no Lugar de Petimão, em direção à igreja paroquial, numa caminhada solene durante a qual se confluíram a fé e um doloroso silêncio, inevitável perante a lembrança da paixão de Jesus Cristo.
Ao longo de três quilómetros e catorze estações os figurantes assumiram os lugares de catorze diferentes testemunhas da história de Jesus, tais como Pedro, Maria, João, José de Arimateia, Pilatos, o bom ladrão, o centurião romano e outros que tiveram um papel crucial no cumprimento do plano de Deus para a salvação do mundo. Em cada uma das estações foi feito um discurso breve e direto, narrado na primeira pessoa, sobre os sentimentos, dúvidas e angústias que teriam invadido o coração de cada um dos que caminharam lado a lado com Jesus.
Desta forma, foi partilhada com os fiéis uma visão diferente da Via-Sacra, dando ênfase à impor-tância que cada personagem teve ao longo da mesma.
Tal como Jesus pediu a Santa Faustina Kowalska, deveremos meditar diariamente, nem que por breves momentos, nesta hora de grande Misericórdia para todos nós, na qual Jesus se entregou humildemente por amor, morrendo para que nós vivamos.
De facto, é ao longo deste Caminho Sagrado que o Mestre do Amor percorreu que nos são dados os maiores exemplos de entrega, confiança e misericórdia jamais vividos por alguém, para que também nós, por amor a Jesus, tenhamos força para cumprir os planos que Deus tem para nós.
O encontro terminou com a reunião de todos os caminhantes na Casa de Deus para unirem as suas vozes e proclamarem que é partindo da Cruz que Cristo reinará e nos salvará.
A comunidade de Alvite alegra-se em Deus e desta forma O louva, para que também outros O glorifiquem.

















© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.