Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 05-05-2014

SECÇÃO: Informação

Ampliação da Biblioteca Municipal Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa prestes a arrancar

No dia 19 de abril, decorreu a cerimónia de Lançamento da 1ª pedra das obras de ampliação da Biblioteca Municipal de Celorico de Basto. A cerimónia contou com a presença do patrono da Biblioteca Municipal, Prof. Marcelo Rebelo de Sousa que se deslocou a Celorico de Basto para assinalar mais uma etapa desta Biblioteca.
Trata-se de uma obra fundamental para criar as condições necessárias ao correto acondicionamento do vasto espólio documental, proveniente das doações (mais de cem mil exemplares) do patrono desta Biblioteca, Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa.
A obra fica integrada no amplo espaço da Quinta de S. Silvestre, cujo conjunto edificado constitui o Centro Cultural de Celorico de Basto.
O Município de Celorico de Basto ao verificar a evidente necessidade de rever a sua capacidade no que concerne ao armazenamento de documentação entende como fundamental a criação de mais salas de depósito, um espaço expositivo com caráter de permanência, a fim de aí poder colocar os documentos mais importantes, que fazem parte da história pessoal e familiar do Professor Marcelo Rebelo de Sousa. 
Nesse mesmo espaço será construído um auditório com uma capacidade aproximada entre 140 e 160 pessoas, de modo a poder acolher eventos relacionados com este espaço cultural, salas preparadas para exposições e de apoio ao desenvolvimento de atividades artísticas.Tratar-se-á de um edifício com identidade própria, separado formalmente do existente e que consiga manter com a envolvente mais próxima uma relação direta e funcional adequada, bem como com os espaços exteriores, aproveitando as potencialidades que estes indiciam. Será composto por um só piso, com ligação direta ao piso inferior do centro bibliográfico e documental de modo a manter com este uma relação funcional próxima, designadamente no que respeita aos depósitos e arquivos.
A área construída do novo edifício é de 1120,00m2, conta com o apoio financeiro do QREN, Quadro de referência Estratégica Nacional, pelo programa ON2,Programa Operacional Regional do Norte, e o valor da empreitada ronda 1.320.000,00€.




© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.