Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 14-04-2014

SECÇÃO: Desporto

Ecos Desportivo

"Magriço" António Simões na Casa do Tempo
"Magriço" António Simões na Casa do Tempo
António Simões apresentou livro em Cabeceiras de Basto

A convite da Câmara Municipal o antigo jogador do Benfica e da Seleção Nacional António Simões, esteve em Cabeceiras de Basto, no dia 3 de abril, na Casa do Tempo, para apresentar, o livro ‘António Simões, personalidades e reflexões do mais jovem campeão europeu da história’.
Na iniciativa, que contou com o apoio da Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga [AADVDB], marcaram presença o edil Cabeceirense, Dr. China Pereira, o Presidente da Assembleia Municipal, Eng.º Joaquim Barreto que é também o presidente da Assembleia Geral daquela instituição de solidariedade social, entre outros autarcas do município e das freguesias e público em geral que ali se deslocou para assistir e conhecer um pouco mais sobre a vida e obra desta antiga glória do futebol português.
Após ter sido apresentado um breve filme com alguns momentos da vida profissional de António Simões, o Eng.º Joaquim Barreto, congratulou-se com a iniciativa e felicitou a Câmara Municipal por ter proporcionado aos cabeceirenses, um agradável serão em torno do desporto, protagonizado por este Senhor do futebol português, o ‘magriço’ António Simões, enaltecendo na oportunidade a sua excelência como jogador, mas também como homem solidário que é, já que parte da receita da venda dos seus livros reverte a favor da associação que apoia os deficientes visuais do distrito nos quais se incluem também cabeceirenses. Para o autarca, é gratificante fazer a história do desporto com homens como António Simões, que valorizam e dignificam a modalidade.
Por sua vez, Domingos Silva, presidente da AADVDB, agradeceu a amizade com que é tratada a instituição que representa, nomeadamente pela Câmara e pela Assembleia Municipal de Cabeceiras de Basto, manifestando a admiração que nutre por António Simões que diz ter um sentimento especial pelas pessoas, nomeadamente pelas que considera, menos importantes. Para Domingos Silva, a vida de António Simões tem um significado especial, que consiste também em ajudar esta instituição há mais de 12 anos.
No uso da palavra, António Simões agradeceu o convite formulado e disse que é uma honra ajudar esta associação de deficientes visuais, já que futebol também tem esta particularidade de ser solidário, considerando que “sempre que temos oportunidade de ajudar os outros devemos sentir-nos privilegiados”. António Simões, disse ainda, que resolveu publicar este livro, não só para falar de si, mas sobretudo para falar de algumas personalidades que conheceu ao longo de muitos anos de dedicação ao futebol, no papel de jogador, treinador e dirigente, aproveitando esta oportunidade para fazer justiça a outras figuras do futebol que igualmente se destacaram, mas que até hoje não foram devidamente reconhecidos.
Ao longo de quase uma centena de páginas, apenas em cinco delas, o mais jovem campeão europeu da história fala de si. Escreve de figuras como Cristiano Ronaldo, José Mourinho, Péle ou Beckenbauer. Fala também de Humberto Coelho, Luís Filipe Vieira, entre muitos outros, destacando no entanto como pessoa mais importante, o seu companheiro de vida Eusébio, com quem partilhou jogos, amizade e muitas alegrias e de quem falou de forma emocionada.
Neste serão desportivo, António Simões que foi várias vezes interpelado pelo público presente, deixou reflexões sobre o futebol de hoje e o que prevê que seja no futuro. Falou do valor e das caraterísticas do jogador português e deste ‘produto’ que tem que ser vendido e como tal valorizado.
Vivências e reflexões partilhadas ao longo de duas horas que recolheram o agrado do público presente na Casa do Tempo.

















© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.