Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 14-04-2014

SECÇÃO: Informação

Procissão do Senhor dos Passos em Cabeceiras de Basto (S.Nicolau)

Magestosa procissão saiu à rua e compriu tradição
Magestosa procissão saiu à rua e compriu tradição
Dando seguimento à tradição, realizou-se no dia 13 de abril, a Majestosa Procissão do Senhor dos Passos na paróquia de S.Nicolau da freguesia de Cabeceiras de Basto, uma cerimónia religiosa que invoca os passos de Jesus Cristo no caminho para o Calvário.
A cerimónia inicia os festejos da Semana Santa e começou com a realização da procissão de velas, que leva as imagens de Nossa Senhora das Dores e do Senhor dos Passos desde a Igreja Paroquial até à sede da Junta de Freguesia e Capela da Casa do Casal respetivamente, momento esse presenciado este ano por centenas de pessoas.
No Domingo dia 13 realizou-se a Majestosa Procissão do Senhor dos Passos, onde uma verdadeira enchente de fiéis assistiu ao desfile de inúmeros figurados representando figuras bíblicas e que no seu percurso foi acompanhada pela Banda Cabeceirense que entoou trechos alusivos ao momento. O ponto alto dos festejos é o Sermão do Encontro, realizou-se como habitualmente na varanda da sede da Junta de Freguesia e este ano contou com uma inovação, que se tratou da atuação de um coro composto por pessoas da freguesia, que interpretou brilhantemente alguns versos próprios da Paixão de Cristo, a que se seguiu o Sermão proferido pelo Padre Matias. De seguida as imagens seguiram até à Igreja, onde terminou a procissão com a realização do Sermão do Calvário. No final o Padre Avelino Vilela agradeceu a todos o empenho colocado nestas Celebrações.
De acordo com a organização, este ano, a participação popular superou as expetativas, não só fruto do bom tempo que se verificou mas também da aposta feita pela Confraria do Santíssimo Sacramento que assumiu o pagamento de metade das custas com o figurado, o que levou a que mais pessoas pudessem participar na procissão. Para que tal fosse possível a Confraria contou com o apoio das instituições da freguesia e também com a participação de toda a população que se manteve muito generosa no peditório realizado. O presidente, Armindo Andrade Gonçalves Conde bem como os restantes membros da Confraria agradecem por este meio, o apoio de todos quantos tornaram possível mais uma vez a Festa do Senhor dos Passos.
















© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.