Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 14-04-2014

SECÇÃO: Informação

Gabinete de Alzheimer de Cabeceiras de Basto

Encontra-se em funcionamento todas as segundas-feiras das 14h00 ás 17h00 na Casa do Associativismo, Artes e Ofícios no 1º Piso.
O envelhecimento da população e o aumento da expetativa de vida fez surgir todo o espectro de desordens. A deterioração cognitiva leve e a demência avançada são cada vez mais frequentes nas consultas para estes primeiros cuidados. A prevalência elevada juntamente com a importância da patologia confere um problema de saúde pública nos próximos anos.
Devido à sua proximidade, acessibilidade e conhecimento do ambiente familiar, e pelo seu caráter multidisciplinar, esta patologia - a demência de Alzheimer (DA) – suscita uma especial atenção por parte de profissionais de medicina, enfermagem, serviço social, entre outros, sendo o cenário ideal para o atendimento das pessoas atingidas com a demência e os seus familiares, sempre contando com o apoio dos serviços de Neurologia, Saúde Mental, Geriatria, Gerontologia e Atividade Física.
Nos últimos anos, registam-se avanços significativos no diagnóstico e tratamento da demência, sendo a melhoria da qualidade de vida para os pacientes e as suas famílias preponderante e urgente, advindo a importância de ter informações adequadas e apoio profissional e humano.
Desta forma, poderemos constatar a necessidade de se criar estratégias globais que visem lidar com os problemas associados à doença, sendo que quanto mais rápido for o dia-gnóstico, mais rapidamente será possível desencadearem medidas terapêuticas oportunas e eficazes, promovendo dessa forma o tratamento e cuidados requeridos. No entanto, encontramo-nos perante um grupo de doenças de interesse de cariz individual, assim como, para as suas famílias e cuidadores.
A prevenção é funda-mental, quanto mais cedo recorrerem a serviços especializados, maior será a oportunidade de ajuda e intervenção! Consultem o Gabinete da Alzheimer de Cabeceiras de Basto, para mais informações!...

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.