Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 14-04-2014

SECÇÃO: Informação

Basto venera Sta Senhorinha

A freguesia de Basto venera uma vez mais a sua padroeira, Sta Senhorinha, com um programa festivo e religioso que terá lugar de 22 a 27 de abril, próximo.
Outrora adorada por reis e rainhas, é longa a fama de sua santidade que esteve na origem de tão importante local de culto. A Sé de Basto é o nome que o povo de Cabeceiras dá à capela ou igreja de Sta. Senhorinha, querendo indicar com isso a sua antiguidade. A atual igreja matriz data de 1634 e nela se encontram os túmulos de Sta. Senhorinha, Sta. Godinha e São Gervásio. A fé, essa mantém-se ao longo dos tempos e todos os anos se renova, com a organização de uma festa religiosa e popular que atrai milhares de visitantes e romeiros.
Este ano, a festa começa no dia 22 de abril, com a alvorada festiva agendada para as 9h00m. À noite, pelas 21h00m, terá lugar o clamor com o andor de Sta. Senhorinha (que sai da fonte em direção à Igreja), seguido de uma celebração eucarística e sermão em sua honra.
No dia 25 de abril, para as 21h00, está agendada a procissão de velas em honra de Nossa Senhora das Dores em súplica pelos doentes (saída da capela de Sto. António) e às 22h00, atuará o Grupo Musical «ArtMusic» de Moimenta da Beira.
Para o dia 26 de abril, às 8h00m, está agendada uma arruada pelos lugares da freguesia com a presença do afamado Grupo de Zés-Pereiras de Quintela (Basto - S. Clemente) e à noite, pelas 21h30m, atuará o Grupo Musical «Kalhambeke», de Paredes de Coura.
A noitada prossegue pelas 00h30 com uma grandiosa sessão de fogo-de-artifício seguida da continuação da atuação musical do Grupo «Kalhambeke».
No dia 27 de abril, derradeiro dia da festa, pelas 11h30m, terá lugar a celebração da Eucaristia em honra do padroeiro, seguindo-se às 15h30m, a entrada do Grupo Folclórico de S. Nicolau. Às 16h00m entrará a Fanfarra de Escuteiros de Antime, Fafe e para as 16h30m está agendado um leilão. Pelas 18h00m, a festa terá o seu momento alto com a procissão em honra de Sta Senhorinha de Basto que uma vez mais sairá à rua para júbilo dos romeiros e visitantes.


© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.