Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 14-04-2014

SECÇÃO: Opinião

Eu, Cabeceiras e o Ecos de Basto

Este será o meu primeiro artigo de opinião no Ecos de Basto. Muito me honra o convite para colaborar regularmente com o Ecos de Basto. Cabeceira de Basto sempre exerceu, em mim, um certo fascínio. Toda a minha família materna é de Cabeceiras, e se este facto não bastasse, fui criado pela minha avó materna na aldeia de Abadim até aos meus 6 anos de idade. Estes dois elementos engrossam e alimentam as minhas raízes a esta terra. Assim sendo não esperem de mim, uma opinião independente e desinteressada. Será sempre a minha opinião subordinada à minha história, credos e utopias.
Actualmente, não tenho a fortuna de viver em Cabeceiras, vivo em Vila Real, assim o Ecos de Basto será a minha janela singular de observação e intervenção neste magnífico concelho. As florestas, os recursos naturais e o desenvolvimento rural (ou a falta dele) serão os temas prioritários nos meus artigos de opinião. Porém não descoraremos uma análise mais geral das políticas públicas nacionais, com enfoque no potencial impacto que poderão ter na região. Outro assunto, que me tem fascinado em Cabeceiras de Basto é a política local. A geografia da política local aumenta a sua complexidade com o surgimento neste último acto eleitoral dos “independentes”. Esta geografia carece de análise continuada. A minha opinião não será “independente” mas sim de um militante de base do partido socialista. A minha vivência política em Cabeceiras tem contribuído, e muito, para o meu processo de aprendizagem da política.
Cabeceiras conseguiu, a muito custo, ser cosmopolítica, ser um referencial nacional da boa intervenção pública local. As comemorações do 25 de Abril, que se aproximam, são um dos melhores exemplos deste legado. Haja orgulho e responsabilidade em ser de Cabeceiras de Basto.
Vila Real, 5 de Abril de 14

* Colaborador
Eng. Luís F. Lopes

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.