Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 14-04-2014

SECÇÃO: Informação

Ecos da Região de Basto
Parque ambiental de Ribeira de Pena tem nova habitante

O Parque Ambiental acabou de receber a nova habitante, que nasceu no dia 29 de março. Trata-se de uma cria de raça Garrano. De referir que o Garrano é uma raça de equídeo muito antiga, conhecido por Cavalo Ibérico devido às características comuns e à sua origem, nativa do Minho e Trás-os-Montes. Em Portugal é utilizada desde há muitos séculos como animal de carga e trabalho. Devido ao seu tamanho, mais pequeno que um cavalo comum, é considerado um Pónei. Habita atualmente em estado semiselvagem nas zonas da serra do Gerês, serra de Arga e da serra da Cabreira, tendo em tempos habitado todo o Norte de Portugal donde é oriundo. É uma raça protegida devido ao risco de extinção a que esteve sujeito até há pouco tempo.
É considerado um cavalo rústico, de montanha e não da planície e assim o seu passo é muito firme sobre terrenos acidentados. A sua cor é castanho, as suas crinas e rabada de cor preta, e não ultrapassa 1,35 m.
Para se proceder ao batismo da respetiva poldra, a Câmara Municipal lançou o desafio ao Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena. Cada turma propõe um nome para a cria referida, a turma vencedora irá proceder ao batismo da mesma no Parque Ambiental.





© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.