Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 14-04-2014

SECÇÃO: Informação

Ecos da Região de Basto
Celorico de Basto participou nos dias dos Moinhos abertos de Portugal

Os Moinhos do Parque Lúdico do Freixieiro e de Argontim estiveram nos dias 5 e 6 de abril, de portas abertas no âmbito da comemoração dos “Dias dos Moinhos abertos de Portugal”. 
Celorico de Basto, terra rica neste género de património pela sua importância na agricultura local e na moagem tradicional, assinalou desta forma a efeméride.
São vários os moinhos, agora locais turísticos, espalhados pelo concelho, passíveis de visitas guiadas e repletos de história. Este património esteve aberto ao público durante o fim-de-semana.
O objetivo da ação consistiu em chamar a atenção dos portugueses para o valor patrimonial dos moinhos tradicionais e, assim consciencializar os proprietários, públicos ou privados, a permitir que a população tenha acesso aos mesmos e assim possa visitar estes belos e inestimáveis bens de elevado valor patrimonial. 
Durante o fim-de-semana, os visitantes puderam verificar o processo de moagem até à obtenção de farinha. Note-se que esse processo experimental foi devidamente demonstrado aos visitantes. 
Em Celorico de Basto existem vários moinhos passiveis de visitas mas há, ainda, moinhos a laborar na moagem dos cereais no concelho.













© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.