Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 24-03-2014

SECÇÃO: Informação

‘Caretos de Podence’ na Casa da Cultura

No passado dia 14 de fevereiro o presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Dr. China Pereira, juntamente com o presidente da Assembleia Municipal, Eng. Joaquim Barreto inauguraram a exposição ‘Cara de Lata – Caretos de Podence’, na Casa Municipal da Cultura de Cabeceiras de Basto.
Depois de uma breve apresentação que se enquadra nos festejos de carnaval, foi encenada uma pequena peça teatral alusiva à época que animou e trouxe a boa disposição à sessão de inauguração da exposição.
Após felicitar a organização desta exposição e de saudar a presença dos alunos do Externato S. Miguel de Refojos, o presidente da Câmara Municipal referiu que o objetivo destas iniciativas realizadas pela Casa Municipal da Cultura é divulgar a cultura e as tradições, quer do concelho de Cabeceiras de Basto, quer de outros concelhos, neste caso os Caretos de Podence – Macedo de Cavaleiros.
China pereira salientou que “são trajes diferentes daqueles que se usam, habitualmente, no nosso concelho mas que nos dão mais informação e nos possibilitam uma maior riqueza cultural”. Destacou, ainda, que “esta é a primeira exposição que a Casa da Cultura acolhe em 2014, estando previstas outras mostras ao longo do ano com o intuito de enriquecer os visitantes que procuram este espaço”, concluiu.
Na oportunidade, o presidente da Assembleia Municipal, Eng Joaquim Barreto, congratulou-se com a organização desta exposição e desejou aos mais novos que se “divirtam” lembrando-lhes como se vivia antigamente o carnaval em Cabeceiras de Basto, onde se recorria aos mais diversos materiais para se criar um disfarce.
A exposição está patente ao público até dia 17 de abril das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 na Casa Municipal da Cultura, e integra a figura de um ‘Careto’ e seus fenéticos chocalhos bem cruzados nas franjas coloridas de grossas mantas, assim como, um conjunto de fotografias que retratam as “imagens diabólicas e misteriosas” que saem à rua nas festividades carnavalescas de Podence, no concelho de Macedo de Cavaleiros.








© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.