Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 24-03-2014

SECÇÃO: Informação

Presidente da Câmara visitou escolas

Com o intuito de sensibilizar os professores e, através deles, toda a comunidade educativa, para a candidatura do Mosteiro de S. Miguel de Refojos e sua envolvente a Património Cultural da Humanidade, o presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Dr. China Pereira, visitou três escolas do concelho, desta feita a Escola Básica e Secundária, a Escola Básica do Arco de Baúlhe e o Centro Escolar Padre Dr. Joaquim Santos, desafiando a comunidade educativa “a dar o seu precioso contributo” à candidatura do Mosteiro a Património da UNESCO, divulgou a Câmara Municipal.
Fazendo-se acompanhar pela vereadora da Educação, Dra. Isabel Coutinho, o autarca China Pereira visitou, no dia 11 de março, as instalações da Escola Básica e Secundária, convidando os professores e alunos a visitarem o Mosteiro e a conhecer melhor, não só este monumento, que é o ex-líbris do concelho, como a sua história pois, “conhecer é lembrar”. E garantiu que “da nossa parte estamos recetivos às ideias que nos sejam propostas”.
A diretora do Agrupamento de Escolas, Dra. Céu Caridade, manifestou a “total disponibilidade do Agrupamento em colaborar com as ações promovidas pelo Município”, garantindo que a Escola está “de alma e coração” com as iniciativas que venham a ser dinamizadas pela Câmara Municipal.
China Pereira agradeceu, ainda, ao Agrupamento pela sua participação muito empenhada e dedicada no Cortejo de Carnaval das Escolas, cujo tema foram ‘As Comemorações do Foral Manuelino’, numa altura em que Cabeceiras de Basto celebra os 500 anos da atribuição do Foral por D. Manuel I.
Durante a visita à da Escola Básica e Secundária, China Pereira inteirou-se, ainda, das obras que estão a ser executadas pela Câmara Municipal no exterior daquele estabelecimento de ensino, assim como de outras necessidades que têm em vista melhorar a segurança dos alunos na escola.

Visita à Escola
do Arco de Baúlhe

Durante a manhã do dia 18 de março e com o mesmo objetivo, o presidente da Câmara Municipal foi recebido pelo coordenador da Escola do Arco de Baúlhe, Dr. António Pinto, e pelos representantes da direção do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto, Profs. Augusta Cristina Dias e José Manuel Barroso.
Demonstrando a sua “total disponibilidade” para continuar a colaborar com a Escola, China Pereira afirmou que “a Educação é a nossa prioridade”, destacando que a construção de uma terra desenvolvida e com futuro só será possível através do envolvimento de todos e com a participação de todos, considerando a comunidade educativa um parceiro muito importante para atingir tais objetivos.
O coordenador da Escola do Arco de Baúlhe, António Pinto, agradeceu “a disponibilidade e celeridade” com que a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto tem respondido às suas solicitações, manifestando, em nome do Agrupamento, vontade em continuar a colaborar com o Município naquilo que for preciso.
Nesta visita, o autarca China Pereira inteirou-se, também, das necessidades daquele estabelecimento de ensino, tendo em vista a resolução célere dos problemas que possam existir, fomentando a qualidade do ensino e da aprendizagem dos alunos na Escola e proporcionando todas as condições aos professores na prossecução das suas atividades.

Visita ao Centro Escolar Padre Dr. Joaquim Santos

Dando continuidade ao programa de visitas às escolas, o presidente da Câmara Municipal esteve, no dia 24 de março, no Centro Escolar Padre Dr. Joaquim Santos, onde foi recebido pela coordenadora da Escola, Profª. Céu Valente, e pela Diretora do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto, Dra. Céu Caridade.
Na oportunidade, China Pereira, como vem fazendo nas escolas por onde já passou, em encontro com os professores e educadores, agradeceu-lhes a sua participação e envolvimento no cortejo de Carnaval das Escolas, estimulando a comunidade educativa, que considerou parceiro privilegiado da Câmara, para a candidatura do Mosteiro de S. Miguel de Refojos a Património da UNESCO.
A Dra. Céu Caridade, corroborada pela Prof. Céu Valente, afirmou que o Agrupamento de Escolas mantém toda a disponibilidade para colaborar com a autarquia naqueles dois objetivos.

























© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.