Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 24-03-2014

SECÇÃO: Destaque

Quatro dias dedicados às comemorações do Dia Mundial da Árvore

Praça da República foi palco de diversas atividades lúdicas,  pedagógicas e desportivas
Praça da República foi palco de diversas atividades lúdicas, pedagógicas e desportivas
Atividades lúdicas, pedagógicas e desportivas, oficinas criativas e expressão plástica, plantação de árvores, exposição de espantalhos e visitas diversas foram as iniciativas que marcaram na passada semana as Comemorações do Dia Mundial da Árvore, uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, em colaboração com o Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto e com o Externato de S. Miguel de Refojos, que se realizou entre os dias 19 e 22 de março.
Refira-se que mais de 1325 alunos das várias escolas do concelho visitaram durante aqueles quatro dias a Praça da República, o Parque do Mosteiro, o Centro de Educação Ambiental de Vinha de Mouros, os Parques Florestais de Chacim e de Vila Nune e o Parque Florestal da antiga Administração Florestal.
Ateliês e oficinas diversas cativaram miúdos e graúdos
Ateliês e oficinas diversas cativaram miúdos e graúdos
O presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Dr. China Pereira, marcou presença no arranque das comemorações na Praça da República, uma atividade que teve como objetivos sensibilizar a comunidade em geral, e a escolar em particular, para a defesa, valorização e preservação da Floresta, assim como dar a conhecer especificidades da fauna e flora do concelho cabeceirense.

Plantação de árvores em Cambezes, Riodouro
Plantação de árvores em Cambezes, Riodouro
‘Casa da Juventude
de portas abertas’
Dezenas de pessoas participaram na ação  'Casa da Juventude de portas abertas'
Dezenas de pessoas participaram na ação 'Casa da Juventude de portas abertas'

A iniciativa ‘Casa da Juventude de portas abertas’ marcou o primeiro dia das Comemorações do Dia da Árvore em Cabeceiras de Basto. Com o intuito de dar a conhecer à população as diversas atividades que se realizam na Casa da Juventude, Associativismo, Artes, Ofícios e Gerações, foram apresentadas ao público presente as oficinas diversas, workshops, minicursos e ateliers em curso, bem como as novas propostas, designadamente nas áreas da música (bateria), dança (danças de salão), artesanato (lã, arraiolos e bijuteria), banda desenhada, entre outras.
Encenação teatral 'como nascem as árvores' assinalou Dia da Poesia  nos Jardins da Casa da Cultura
Encenação teatral 'como nascem as árvores' assinalou Dia da Poesia nos Jardins da Casa da Cultura
No decorrer da visita, o Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, a Associação LIRA – Associação Amigos da Música e a Associação Bravos da Concertina de Refojos fizeram uma pequena demonstração daquilo que é a sua atividade, tendo o público sido também brindado com uma apresentação de danças de salão e com um momento musical protagonizado pelos formandos da oficina de viola.
Nesta iniciativa e em representação do presidente da Câmara Municipal, o vice-presidente Francisco Alves congratulou-se com o crescente envolvimento dos jovens e menos jovens nas atividades desenvolvidas na Casa da Juventude, sediada no edifício do Mercado Municipal, afirmando que “aquilo a que assistimos hoje é a prova de que a Casa da Juventude é um sucesso”, divulgou a autarquia em nota à imprensa.
Resinorte sensibilizou para boas práticas ambientais
Resinorte sensibilizou para boas práticas ambientais
Mostrando-se “surpreendido com as múltiplas ações desenvolvidas”, Francisco Alves desafiou todos os presentes a “aparecer na Casa da Juventude, um espaço que é destinado a pessoas de todas as idades”.
No final, procedeu-se à entrega de certificados aos formandos de inglês e de arte floral, uma ação que contou também com a presença do vereador Mário Leite e do presidente da Junta da União de Freguesias de Refojos, Outeiro e Painzela, Leandro Vilela Campos.

Resinorte sensibilizou para boas práticas ambientais

Cerca de 200 alunos das escolas básicas do concelho assistiram, no passado dia 20 de março, à ação de sensibilização para boas práticas ambientais promovida pela Resinorte no âmbito do Dia Mundial da Árvore.
Na oportunidade, a técnica de comunicação e imagem, Mariana Alves, falou às crianças da importância da separação dos lixos e da reutilização dos materiais, desafiando-os a serem “os melhores a separar” por um ambiente mais saudável.

‘Como nascem as árvores’ marcou comemoração do Dia Mundial da Poesia

No dia 21 de março, o Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto apresentou, nos jardins da Casa Municipal da Cultura, uma encenação teatral intitulada ‘Como nascem as árvores’, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Poesia.
O espetáculo, criado a partir de poemas de autores portugueses do séc. XVI, como André Falcão Resende, Francisco Sá de Miranda ou Luís de Camões, contou com a presença da vereadora da Cultura, Dra. Isabel Coutinho, assim como numeroso público.

Cerca de 500 árvores plantadas na aldeia de Cambezes, em Riodouro

A AVICA – Associação dos Vizinhos de Cambezes organizou, no passado dia 22 de março, uma ação de sensibilização para a defesa, valorização e preservação da floresta que contou com cerca de 200 participantes. A plantação de árvores em espaço florestal baldio realizou-se em colaboração com a Casa de Lobos (unidade de turismo de habitação localizada nesta aldeia), o ICNF – Norte (Instituto de Conservação da Natureza e Florestas do Norte), a Junta de Freguesia e Conselho Diretivo de Baldios de Riodouro, a AMO Portugal - Mãos-à-Obra (Plantar Portugal), os Bombeiros Cabeceirenses, a Basto Vida através do Espaço de Convívio e Lazer de Cambezes, o Banco Local do Voluntariado, a Associação Vilela com Vida, a Associação Amigos da Montanha, a Associação de Caça e Pesca de Riodouro e, ainda, com três Agrupamentos de Escuteiros de Fafe (Moreira de Rei, Fafe e Antime).
Os participantes, entre os quais se contavam o presidente e vice-presidente da Câmara Municipal, Dr. China Pereira e Francisco Alves, o presidente da Junta de Freguesia de Riodouro, Serafim Pereira, a diretora da Basto Vida, Dra. Fátima Oliveira, e o Eng. Henrique Reis do ICNF, abriram covas e plantaram aproximadamente 500 árvores fornecidas pelo ICNF num espaço florestal previamente preparado para o efeito.
Em simultâneo, os mais jovens procederam à limpeza de outro espaço florestal adjacente recolhendo detritos, entulhos e outros resíduos, alertando, assim, para a necessidade de defendermos permanentemente a floresta.
As comemorações contaram, ainda, com uma caminhada pela serra da Cabreira, organizada pela associação Encanto Radical e um passeio de BTT organizado pela Feel Bike.
Após o almoço, servido pela Casa de Lobos, os cerca de 200 participantes assistiram à apresentação, feita pelas crianças, de pequenas peças de teatro alusivas ao tema, seguindo-se uma tarde de animação ao som de concertinas.





































































© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.