Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 24-03-2014

SECÇÃO: Informação

Gabinete de Alzheimer de Cabeceiras abriu ao público

Encontra-se a funcionar desde o dia 7 deste mês, na Casa da Juventude, Associativismo, Artes, Ofícios e Gerações, o Gabinete de Alzheimer de Cabeceiras de Basto.
O Gabinete de Alzheimer estabeleceu uma parceria com a Câmara Municipal que disponibilizou um espaço naquele equipa-mento para que, semanalmente, se possam esclarecer as pessoas sobre a doença de Alzheimer, o seu impacto nas famílias e partilhar informações diversas com os cuidadores.
A profª Rita Teixeira, coordenadora do Gabinete de Cabeceiras de Basto disse que o principal motivo de abertura deste gabinete é prestar apoio ao utente e ao cuidador e referiu que “ neste momento os gabinetes são um auxílio para que no futuro as pessoa possam seguir os parâmetros legais para poderem chegar às casas onde podem ser tratados com dignidade e qualidade de vida”.
Como este projeto é recente, a coordenadora, juntamente com os colaboradores, pretendem analisar os casos de Alzheimer na região e salientou que “com o decorrer do tempo queremos tentar que as pessoas cheguem a nós através da divulgação, porque há casos camuflados que as pessoas ou tem vergonha ou não aparecem porque não querem que a população saiba que têm um caso de alzheimer na família”.
E destacou ainda: “esta doença é a morte em vida e acaba por ser pior que o cancro. Eles são felizes. Voltam a ser crianças e, para além disso, deixam de saber o significado da vida. Mas nós podemos fazê-los felizes à maneira deles”.
“A grande vantagem ou desvantagem é o cuidador estar devida-mente informado para conseguir prestar o melhor apoio ao doente”, concluiu a Coordenadora, Rita Teixeira.
O Gabinete funciona todas as segundas feiras das 14h00 às 17h00.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.