Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 03-03-2014

SECÇÃO: Breves

Ecos da Região de Basto
III Passeio BTT “Rotas de Basto” em Celorico

Decorreu no dia 16 de fevereiro, uma das iniciativas desportivas que a cada edição que passa agrega um maior número de aficionados. Trata-se do Passeio BTT “Rotas de Basto”, que contou com a participação de mais de 100 participantes, oriundos de vários pontos do país. O programa propriamente dito começou com a concentração dos participantes que teve lugar na Praça Cardeal D. António Ribeiro, junto ao Posto de Turismo. Após a organização cortar a fita iniciou-se mais um Passeio de BTT por percursos previa-mente escolhidos, com paisagens sublimes e a “fazer as delícias dos aficionados da modalidade” como referiu Paulo Cunha, um dos organizadores. 
A ação foi promovida pelo Motor Clube de Basto com o apoio da Câmara Municipal e a colaboração de alguns patrocinadores. 
O presidente da Câmara Municipal, Joaquim Mota e Silva salientou a importância destas modalidades para dar a conhecer um concelho que tem tanto para oferecer. “Somos um concelho com paisagens de rara beleza, com percursos que, por si só, motivam os atletas a participar na iniciativa. O BTT está na moda em Celorico de Basto e ainda bem, porque permite aos participantes conhecer um pouco mais desta terra repleta de pontos de interesse turístico” salientou. 
O passeio passou pela Ecopista, Campelo, Castelo, Calvelo, entre outros locais de interesse, num percurso com cerca de 40km. “Efetivamente, nós, enquanto organização, temos sempre interesse em proporcionar um belo passeio aos nossos participantes, seja a nível de paisagens, seja a nível de terreno seja a nível de património edificado. Procuramos sempre os melhores percursos para que os participantes gostem e regressem”, salientou Paulo Cunha, por parte da organização. 
Recorde-se que o Motor Clube de Basto tem agendado uma série de atividades com destaque para o Passeio Turístico-Rota dos Vinhos Verdes, com Jipes todo o terreno, com prova de vinhos nas melhores Adegas da região e o “Troféu Luso Galaico Mota de Monte” na modalidade de Enduro (fora da estrada em motociclismo), no próximo dia 1 de junho, em Celorico de Basto. A primeira prova deste troféu decorreu no dia 9 de fevereiro, em Valongo, e contou com a participação de 4 pilotos do concelho nas várias classes. Importa referir que Celorico de Basto irá receber a 5ª prova deste campeonato, entre-tanto, os pilotos participarão nas restantes provas por outros concelhos. Uma iniciativa que conta com o apoio do município de Celorico de Basto.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.