Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 10-02-2014

SECÇÃO: Informação

PROGRAMA DE TROCA DE SERINGAS

UCC Cabeceiras de Basto, ACES Alto Ave
O Programa português de troca de seringas estabelecido em 1993, com o principal objetivo de prevenir a transmissão do VIH entre os utilizadores de drogas injetáveis tem seguido um esquema de troca de um para um, visando a distribuição de material esterilizado e a recolha e destruição do material utilizado.
O campo de intervenção do programa foi inicialmente limitado às farmácias comunitárias, que garantiam o acesso em diferentes zonas geográficas do país, mas no sentido de aumentar a cobertura e melhorar a adequação do Programa de Troca de seringas, foram em 1993 implementados postos móveis e formalizadas em 1999 parcerias com organizações governamentais e não-governamentais.
Com o fim do programa de troca de seringas que era assegurado pelas farmácias, foi necessário encontrar uma solução alternativa, o que acabou por se concretizar através de parcerias com os Cuidados de Saúde Primários, através dos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) e dos Centros de Respostas Integradas (CRI).
Neste sentido a partir do início do ano de 2014, passará a haver vários locais do ACES Alto Ave a operacionalizar este programa. Troca a tua seringa por um Kit, nos seguintes locais do ACES Alto Ave:
Centro de Saúde de Cabeceiras de Basto, na UCC
Centro de Saúde de Fafe, na UCC
Centro de Saúde de Guimarães na UCSP, UCC e na Unidade móvel
Centro de Saúde de Mondim, na UCSP
Centro de Saúde de Taipas, na UCC
Centro de Saúde de Vizela, na UCC
UCC – Unidade de Cuidados à Comunidade
UCSP – Unidade de cuidados de Saúde Personalizados

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.