Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 20-01-2014

SECÇÃO: Informação

Cabeceiras de Basto prepara Festa da Orelheira e do Fumeiro

Pelo 18º ano conse-cutivo, Cabeceiras de Basto prepara-se para aco-lher a Festa da Orelheira e do Fumeiro. Trata-se de uma iniciativa a realizar de 28 de fevereiro a 3 de março próximo, no pavilhão desportivo de Refojos, tendo em vista potenciar e promover os produtos genuínos da terra, permi-tindo dar continuidade a uma estratégia de apoio à agricultura tradicional e, simultaneamente, à dina-mização socioeconómica e cultural do concelho.
Assim, além da exposi-ção/venda no espaço da feira dos produtos derivados do porco, estará também instalada uma tasquinha devidamente equipada para promover a gastronomia local confecionada à base de orelheira e de fumeiro, acompanhada pela broa, pelos doces, pelos vinhos verdes da região de Basto, entre outros produtos locais de grande qualidade. Como habitual, e segundo apu-ramos, estão inscritos dezenas de participantes, entre os quais produtores, artesãos, expositores de produtos como o vinho, o mel, as compotas e os doces regionais a que se associam instituições con-celhias ligadas ao desen-volvimento rural e agrícola.
Trata-se por isso, de uma mostra anual de produtos de qualidade reveladores dos saberes e dos sabores daqueles que persistem na sua ligação à terra.
Este evento com dimen-são regional tem como principais objetivos promo-ver o desenvolvimento local e regional; criar sinergias entre produtores do con-celho e novos atores soci-ais; dinamizar a economia do concelho; criar novas oportunidades laborais e fomentar o desenvolvimento deste território e o bem-estar da sua gente, mant-endo a identidade rural desta terra, marca que se pretende aprofundar, valori-zar e divulgar.
Durante a feira, decorre em simultâneo um progra-ma lúdico e cultural, tendo em vista animar o certame e proporcionar aos cabecei-renses e visitantes, mo-mentos de salutar convívio e confraternização.
Dada a importância des-te evento, o Ecos de Basto divulga o programa da XVIII Festa da Orelheira e do Fumeiro de Cabeceiras de Basto.
Programa

Dia 28 de Fevereiro (Sexta-feira)

10h00 - Arco de Baúlhe/14h30 - Refojos de Basto
Corso Carnavalesco: “As Comemorações do Foral Manuelino”, org. Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto e Câmara Municipal
16h30 - Abertura Oficial da XVIII Festa da Orelheira e do Fumeiro com a animação do Grupo “Os Bravos da Concertina”
21h30 – Animação Musical: “Os Bravos da Concertina” | Peça de Teatro, adaptação da Farsa de Gil Vicente: “Quem tem farelos”, pelo Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto
23h30 - Encerramento da Exposição/Venda de Produtos de Fumeiro

Dia 01 de Março (Sábado)

10h00 - Abertura da Exposição/Venda de Produtos de Fumeiro | VII Concurso do Fumeiro de Basto - Org. DRAPN
15h00 – atuação dos Grupos de Concertinas da Casa da Música e S.D.F de S. Nicolau
21h30 – Crianças em movimento – projeto “Aprender a Crescer”
Cantares ao Desafio: “Carminda dos Arcos, Lopes de Travassô, Carvalho de Cucana”
24h00 - Encerramento da Exposição/Venda de Produtos de Fumeiro

Dia 02 de Março (Domingo)

10h00 - Abertura da Ex-posição/Venda de Produtos de Fumeiro
15h00 - Leilão de Ore-lheiras
Animação com o Grupo Nuno Álvares de Fafe “Cantar Portugal” e Grupo Folclórico: “As Lavradeiras da Vila de Cavez”
19h30 - Encerramento da Exposição/Venda de Produtos de Fumeiro

Dia 03 de Março (Segunda-feira)
10h00 - Abertura da Exposição/Venda de Produtos de Fumeiro
12h00 - Encerramento da Exposição/Venda de Produtos de Fumeiro
22h00 - Concurso de Máscaras: “A época quinhentista”, pela Associação Basto em Ação, na Casa da Juventude, Associativismo, Artes, Ofícios e Gerações.










© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.