Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 20-01-2014

SECÇÃO: Informação

Casa da Juventude, Associativismo, Artes, Ofícios e Gerações dinamiza atividades

Casa da Juventude está sediada no edíficio do Mercado Muncipal
Casa da Juventude está sediada no edíficio do Mercado Muncipal
Aberta ao público em agosto de 2013, a Casa da Juventude, Associativismo, Artes, Ofícios e Gerações, tem vindo a dinamizar diversas ações lúdicas e formativas dirigidas aos diferentes públicos concelhios.
Assim, além dos cursos de fotografias, arte floral, inglês, aulas de defesa pessoal tais como a arte marcial israelita KRAV MAGA, entre outros, então em curso ou em preparação novos workshops e formações, nomeadamente, a oficina ‘Artes Plásticas e Pintura’ que se encontra a decorrer, de segunda a sexta, entre as 10h00 e as 12h00; o atelier de ‘Trabalhos em Arraiolos’ cujas inscrições estão abertas e que terá lugar entre 22 de março e 12 de junho próximo, aos sábados, das 15h00m às 17h00m; o atelier de ‘Ban-da Desenhada e Ilustração’ a realizar de 26 de fevereiro a 30 de abril, às quartas-feiras, entre as 14h30 e as 15h30m.
As novas valências deste espaço municipal resultam das obras de readaptação e requalificação levadas a cabo no edifício do Mercado Municipal, ajustando-o às novas dinâmicas sócio-económicas e culturais concelhias e desta forma, correspondendo aos anseios da população, sobre-tudo das camadas mais jovens.
O renovado edifício, localizado numa zona central da vila cabeceirense, acolhe espaços destinados à ocupação salutar dos tempos livres das várias faixas etárias da população e garante respostas distintas a nível formativo, cultural, lúdico e educativo, de segunda a sábado, das 9h000m às 20h00m, de acordo com um programa de atividades previamente definido nas quais os interessados podem fazer a sua inscrição e participar.
Trata-se de uma ‘Casa’ onde as gerações se cruzam numa verdadeira partilha de conhecimentos, seja de cariz tradicional - já que vai ao encontro dos usos e costumes desta terra - seja de cariz mais contemporâneo, nomeada-mente ao nível da utilização das novas tecnologias de informação e multimédia, fotografia, entre outras áreas ligadas à inovação e ao empreendedorismo.
Neste local, que alberga também o Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, a Universidade Sénior, bandas musicais e várias associações ali sediadas, os mais novos podem ainda adquirir o Cartão Jovem Municipal. Podem igual-mente procurar o Gabinete de Psicologia e Orientação Vocacional/Profissional, onde é prestado, de segunda a sexta-feira, um atendimento especializado, com aconselhamento técnico e orientação vocacional, em ‘consultas’ gratuitas e confidenciais.
A Casa da Juventude, Associativismo, Artes, Ofícios e Gerações, é por isso um espaço polivalente, aberto a todos que se pretenda seja um centro nevrálgico onde se concentra a ideia, o pensamento, a ação, a juventude, o associativismo, as artes, os ofícios e as gerações.
De referir que todas as ações que têm sido levadas têm sido gratuitas e procuram ir de encontro às necessidades e anseios dos cabeceirenses de várias idades.







© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.