Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 20-01-2014

SECÇÃO: Informação

Joaquim Barreto visita Parlamento Europeu

Joaquim Barreto com o Eurodeputado Capoulas Santos
Joaquim Barreto com o Eurodeputado Capoulas Santos
A convite do deputado europeu Capoulas Santos - responsável pela elaboração do Relatório da reforma da PAC (Política Agrícola Comum), que define em linhas gerais os apoios comunitários da União Europeia para o sector da agricultura, do desenvolvimento rural e das florestas – o autarca e dirigente cabeceirense Joaquim Barreto visitou o Parlamento Europeu (PE).
Segundo informação divulgada, durante a visita à sede da União Europeia, participou em diversas reuniões com agentes associativos e autarcas de outras regiões, tomando contacto direto e mais pormenorizado com os programas e as áreas que vão beneficiar de fundos comunitários, nomeadamente as ajudas diretas aos agricultores.
Contactou igualmente, com diferentes organizações que representam os agricultores e assistiu a uma reunião da Comissão de Agricultura do Parlamento Europeu onde esteve em destaque a promoção dos produtos das diferentes regiões da Europa, inteirando-se do funcionamento dos organismos parlamentares e assistindo também, a reuniões de agricultores onde foram debatidos te-mas como a comercialização dos produtos.
Nesta visita ao PE, participou ainda em reuniões com diretores das associações de agricultores e das cooperativas agrícolas ligadas à CAP e à CONFAGRI que estão representadas na União Europeia, pela COPA-COGECA.
Ainda no decurso da visita houve uma reunião com o Diretor Geral da Agricultura da Comissão Europeia, Eng.º José Manuel Uva, para conhecer com mais detalhe, o ponto da situação dos principais eixos e medidas de apoio à agricultura Portuguesa no próximo Quadro Comunitário 2014-2020.
Por último, esteve na Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia (REPER) onde foram dadas a conhecer as atribuições e competências desta entidade junto das estruturas da União: Comissão Europeia, Parlamento e Conselho Europeu.
No final, Joaquim Barreto, registou com agrado, a forma como os representantes portugueses na Europa, nomeadamente o eurodeputado Dr. Capoulas Santos, se envolvem com competência e empenho no trabalho que desenvolvem na União Europeia, sendo-lhes por isso reconhecido prestígio e apreço por parte dos organismos dos diferentes sectores onde participam ativamente na definição das políticas europeias para defender e valorizar os agricultores e a agricultura Portuguesa.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.