Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 20-01-2014

SECÇÃO: Informação

Pela Câmara
Executivo Cabeceirense distingue atleta

Sob a presidência do Dr. Serafim China Pereira, reuniu no dia 24 de janeiro, no edifício dos paços do Concelho, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto.

 Bernardino Pacheco Pereira
Bernardino Pacheco Pereira
Segundo informação divulgada, dos assuntos tratados, destaque para a decisão do executivo municipal em aprovar um voto de louvor, congratulação e regozijo ao atleta veterano Bernardino Pacheco Pereira, que atualmente, com 77 anos de idade, apresenta um percurso brilhante na modalidade de atletismo. Tudo começou no ano de 2000 quando participou na prova de atletismo de S. Bartolomeu, em Cavez, neste concelho, tendo-se classificado em 1º lugar. A partir daí nunca mais deixou de participar em provas de atletismo regionais, nacionais e internacionais. A sua participação em provas oficiais desde 2000, tem-se destacado pela obtenção de excelentes classificações, como facilmente se pode comprovar pelo seu extraordinário e notável palmarés. Ao longo dos últimos treze anos, tantos quantos tem de carreira nesta modalidade, Bernardino Pacheco Pereira, obteve centenas de vitórias em provas e torneios nacionais e internacionais, realizadas um pouco por todo o mundo, tendo-se inclusive, sagrado Campeão Mundial de Veteranos e Campeão Nacional dos 10.000 metros em 2011.
Mais recentemente, em 2013, alcançou um conjunto de extraordinários resultados destacando-se, a nível nacional, a Medalha de Prata nos 15.000 metros no Campeonato Nacional de Estrada e 3 Medalhas de Ouro, nos 3.000 metros, 1.500 metros e 800 metros, no Campeonato Nacional de Pista. A nível internacional, o atleta Bernardino Pacheco Pereira, sagrou-se Campeão Europeu (Medalha de Ouro) nos 5.000 metros (cross) e Medalha de Prata nos 3.000 metros, nos Europeus de Pista Coberta que decorreram em S. Sebastian- Espanha e Campeão Mundial na Meia Maratona, obtendo duas Medalhas de Prata, nos 10.000 metros e 8 Km Cross, e uma Medalha de Bronze nos 5.000 metros.
De referir que já em 2011 a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, havia reconhecido o mérito deste Cabeceirense, aprovando um voto de louvor, congratulação e regozijo pelos êxitos conseguidos ao longo de onze anos de participação em provas de atletismo.
Na reunião, o executivo reconheceu uma vez mais os feitos alcançados pelo atleta veterano, bem demonstrativos do querer, do esforço, da perseverança, da vontade, da dedicação e empenho deste cidadão de Cabeceiras de Basto, cujo desempenho tem contribuído para a promoção e valorização do desporto em geral e do atletismo em particular, mas também para a promoção do nosso país e do nosso concelho, ao mesmo tempo que tem reforçado o prestígio e a imagem de Cabeceiras de Basto, em Portugal e no mundo.

Coletividades recebem apoio

O executivo municipal decidiu ainda avançar com um protocolo de colaboração a celebrar com o Município da Boavista, em Cabo Verde, tendo como objetivo a oferta de quadros interativos para escolas daquele território geminado com Cabeceiras de Basto desde 2009. Uma geminação que tem subjacente fomentar as relações de amizade e cooperação entre as duas comunidades, valorizando os séculos de história e património histórico-cultural comum que une os povos de Portugal e de Cabo Verde, a desenvolver nas áreas da Juventude, Educação, Saúde, Ambiente, Cultura, Formação, Desporto e Assessoria Técnica.
Na reunião, a Câmara Municipal decidiu igualmente apoiar a Paróquia de Sta Marinha de Pedraça, através da cedência de material escolar para apoio ao Grupo de Catequese. Decidiu apoiar também a Fábrica da Igreja Paroquial de Refojos de Basto (S. Miguel) através da disponibilização de uma unidade de habitação, entre os dias 27 de janeiro e 1 de fevereiro, para alojamento de equipa de técnicos da Oficina de Sta Bárbara, do Porto, no âmbito dos trabalhos de limpeza, desinfeção e tratamento da tribuna do altar/mor, da capela-mor, da Igreja de S. Miguel de Refojos de Basto, que aquela Paróquia está a levar a cabo.
O executivo decidiu ainda favoravelmente, ceder a utilização de um espaço na Casa da Juventude, Associativismo, Artes, Ofícios e Gerações, durante uma tarde por semana (2ª feira) das 14h às 17h para a implementação do Gabinete de Apoio de Alzheimer em Cabeceiras de Basto.
Na reunião ficou também decidido, celebrar um protocolo de colaboração com a LIRA – Associação Amigos da Música, tendo em vista a cedência da utilização do Espaço Associativo, situado na Casa da Juventude, Associativismo, Artes, Ofícios e Gerações. Mais decidiu, celebrar um protocolo e disponibilizar igualmente um espaço à ABCR – Associação Bravos da Concertina, naquele equipamento municipal, que é a Casa da Juventude.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.