Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 20-01-2014

SECÇÃO: Informação

Férias Ativas para 80 crianças

Crianças e jovens visitaram equipamentos municipais
Crianças e jovens visitaram equipamentos municipais
O município de Cabeceiras de Basto dinamizou uma vez mais, de 18 de dezembro a 3 de janeiro último, o programa ‘Férias Ativas – Natal 2013’.
Uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal e pela Cooperativa Basto Vida com o objetivo de ocupar de forma salutar os tempos livres das crianças e jovens com idades compreendidas entre os 6 e os 18 anos de idade.
foto
O programa ‘Férias Ativas’ que habitualmente dinamiza também programas durante as férias da Páscoa e do Verão, assume-se como uma resposta socioeducativa e formativa em períodos de pausa escolar, na ótica da satisfação de necessidades de lazer e de quebra de rotina, essenciais ao equilíbrio físico, psicológico e social das crianças, contribuindo naturalmente para um crescimento mais saudável.
Fomentar a ocupação salutar dos tempos livres das crianças e jovens do concelho, promover a sociabilização, contribuir para a aquisição de novos e diversificados conhecimentos em tempo de férias, constituem-se co-mo objetivos principais desta iniciativa municipal que desta forma, apoia também as famílias, oferecendo-lhes respostas que permitam a ocupação dos seus filhos durante as pausas escolares.
Promovido pela Câmara Municipal e pela Basto Vida, no âmbito do Contrato Local de Desenvolvimento Social e Projeto Mais Vida, este programa conta ainda com a colaboração do Banco Local de Voluntariado, do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto, da CPCJ e da Associação de Pais e Encarregados de Educação de Cabeceiras de Basto.
Há semelhança das edições anteriores, as ‘Férias Ativas’ permitiram durante estes dias a realização de atividades diversas em ateliês/oficinas de expressão plástica e dramática, oficinas de TIC, música e dança, bem como, atividades desportivas e lúdicas.
As ações decorreram diariamente e a participação foi gratuita, incluindo também o transporte. A refeição ficou a cargo dos pais e encarregados de educa-ção, que custearam as mesmas em função do escalão atribuído.
As atividades desenvolveram-se na Casa da Juventude, Associativismo, Artes, Ofícios e Gerações, em Cabeceiras de Basto e na Casa do Povo, no Arco de Baúlhe.
Segundo informação divulgada, a dinamização desta iniciativa municipal de apoio às crianças, jovens e famílias, remonta ao verão de 2012, altura em que foi lançada a primeira edição deste programa de ocupação dos tempos livres, desta feita nas férias de verão. O êxito alcançando originou a repetição desta iniciativa também nas férias de Natal e na Páscoa.
Desde o início da sua dinamização, estiveram envolvidas nas Férias Ativas, um total de 306 crianças e jovens do concelho, que com o devido acompanhamento técnico, ocupam de forma salutar as pausas escolares, proporcionando momentos de aprendizagem e salutar convívio.
Este ano, o programa Férias Ativas – Natal 2013, contou com a participação de oitenta participantes.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.