Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 20-01-2014

SECÇÃO: Informação

Hélder Gonçalves no Conservatório de Música Jaime Chavinha

O músico cabeceirense, Hélder Gonçalves integrou, como maestro assistente, o Estágio de Orquestras e Curso de Direção promovido pelo Conservatório de Música Jaime Chavinha.
Esta formação decorreu entre os dias 18 e 22 de dezembro último, sob a orientação do maestro Alberto Roque, reputado músico, com um vasto currículo na direção de orquestras, atualmente professor e coordenador da licenciatura em Direção de Orquestra de Sopros.
Hélder Gonçalves, natural de Cabeceiras de Basto tem vindo a percorrer um caminho notável no campo musical, enquanto exímio tocador de clarinete, aquém e além-fronteiras, através da participação em diversos recitais e colaborando com diversas orquestras nacionais. Hélder Gonçalves, que tocou as primeiras notas na centenária Banda Cabeceirense, tem alcançado diversos prémios nacionais de que se destacam o 1º lugar no concurso de Música de Câmara na OPEM em 1999 em Castelo Branco e o Prémio Melhor Música Interprete de Música Contemporânea, prémio entregue na Fundação Serralves no Porto 2001 Capital Europeia da Cultura. Tem orientado MasterClass ou Workshops por todo o país. Atualmente é membro do quarteto «4REEDS» e está integrado no espetáculo de ópera «La folle Journée» (uma viagem louca e minimalista às Bodas de Figaro de Mozart), onde fez os arranjos musicais e é clarinetista, com encenação do ator e encenador Mário Redondo. Hélder Gonçalves lecionou as disciplinas de clarinete, música de câmara e orquestra no Conservatório de Música David de Sousa da Figueira da Foz, Conservatório Regional de Música de Coimbra, Escola Profissional de Lisboa, Conservatório Metropolitano de Lisboa. É solista da Banda Sinfónica da GNR. Leciona ainda, no Conservatório de Música Jaime Chavinha em Minde, Conservatório Regional de Música de Palmela e nos Conservatórios de Música de Sintra e de Cascais.
Este jovem cabeceirense tem vindo a somar conhecimentos à sua já vasta carreira musical e encontra-se hoje, a frequentar o curso de direção de sopros na ESML na classe do professor Alberto Roque.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.