Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 20-01-2014

SECÇÃO: Informação

2014 - Ano de eleições europeias e não só

2014 aí está. Bom Ano a todos.
A mudança do calendário já nos trouxe outras mudanças.
A Grécia assumiu a presidência rotativa da União Europeia e a Zona Euro passou de 17 para 18 países com a entrada da Letónia.
Com a mudança de ano outros atores estão na ribalta com as novas capitais europeias da cultura; Umea na Suécia e Riga na Letónia.
Riga é a capital da Letónia e a maior cidade dos Estados bálticos onde se conjuga de uma forma harmoniosa o encontro entre a história e a modernidade.
“Riga é uma cidade onde Arte Nova e a arquitetura moderna se misturam, onde o trabalho de artistas contemporâneos convive lado a lado com obras-primas de grandes artistas do passado. O centro histórico com a sua arquitetura Arte Nova foi classificado como Património Mundial da UNESCO”, destacou Inese Vaidere, atual eurodeputada letã do grupo PPE e ex- vice-presidente da câmara de Riga.
Em 2014, Riga estará ainda no centro do mundo da música coral, quando receber a maior competição mundial deste tipo de música.
A outra capital europeia da cultura Umea, está localizada a mais de 600 quilómetros a norte de Estocolmo, a capital Sueca. Em Umea, o visitante pode apre-ciar uma cidade de grande actividade no campo cultural e com uma posição de vanguarda no campo da investigação. Como capital europeia da cultura pretende dar a conhecer a cidade, o norte da suécia e aumentar as trocas culturais com o resto da Europa.
No inico dos anos 70, Göran Färm, atual eurodeputado sueco do grupo S&D, era um jovem jornalista preocupado com o facto de se “encontrar longe da civilização”, mas que rapidamente se apercebeu que havia muito para ver, experienciar e escrever nesta jovem e vibrante cidade. “Desde então regressei várias vezes, especialmente à universidade, ao parque científico Uminova e, mais recentemente, ao seu campus de arte com programas e atividades únicas no campo cultural. É muito gratificante saber que muito disto foi alcançado graças à coopera-ção europeia e ao financiamento da UE”, afirmou.
Qual é objectivo das capitais europeias da cultura?
Promover a identidade europeia e destacar a diversidade e a riqueza cultural da União Europeia. A compreensão da identidade europeia assente na sua diversidade é absolutamente fundamental para a construção do projeto Europeu.
O projeto europeu vai ter neste ano de 2014, mais uma etapa da sua história com a realização das eleições para o Parlamento Europeu. Em Portugal, as eleições europeias são no dia 25 de Maio.
AGIR, REAGIR, DECIDIR, foi o slogan escolhido.
A União Europeia passou nos últimos anos por tempos extraordinariamente difíceis, com a necessidade de intervenção em diversos países (Grécia, Irlanda, Portugal e Espanha), com politicas de austeridade noutros (Itália e França) no entanto, as melhorias entretanto verificadas, permitem afirmar que a tempestade parece estar definitivamente afastada, mas, mantem-se ainda uma situação instável em alguns países com previsões de que melhores tempos nos esperam. É pois um tempo de esperança atendendo a que a estabilização do Euro é absolutamente fundamental para o projeto europeu.
Nestes tempos difíceis, em que a União dá provas de alguma retoma económica, é fundamental que os cidadãos europeus tenham uma participação mais ativa, votando nas eleições europeias, para com a sua participação darem uma prova de confiança no projeto europeu e ajudarem a contrariar a tendência de aumento da abstenção nas eleições europeias.
Da nossa parte tudo faremos para ajudar ao esclarecimento dos cidadãos no que diz respeito ao Parlamento Europeu, aos seus poderes e à influência das suas decisões no dia-a-dia de todos nós. Estejam atentos aos próximos artigos neste espaço que nos foi amavelmente cedido pelo Ecos de Basto.

www.europedtectpontedelima.pt

Europedirect.ptl@gmail.com

https://www.facebook.com/europe.direct.ponte.de.lima

https://twitter.com/EuropeDirectPTL

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.